"Quarta-feira será o dia mais crítico", diz coordenador da Defesa Civil sobre temporais no RS
- Guilbert Trendt
- 16 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
A quarta-feira (17) deve ser o período com chuva mais intensa em meio a formação do sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul nesta semana. O alerta é da Defesa Civil do RS. A expectativa é que ocorra temporal na Região Central, Vales e Litoral. O volume pode chegar a 90 milímetros, o que representa, por exemplo, mais da metade da média de janeiro para Santa Maria, que é de 166 milímetros.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, o chefe da casa militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, destacou a preocupação com o nível dos rios. "Temos uma especial atenção com a bacia do Caí, que pode atingir a cota de inundação. Acompanhamos o Litoral Norte, que foi impactado por enxurradas no ano passado. Outro ponto que exige cuidado são os rios menores, da região dos municípios de Alegrete, Dom Pedrito, Santa Maria. Também podemos ter elevação rápida nesses locais", afirma Boeira.
Conforme a Defesa Civil, o temporal deve iniciar ainda nesta terça-feira (16) nas regiões Sul, Sudeste e Campanha. É esperado grande volume de chuva com fortes rajadas de vento e até queda de granizo. Nesta quarta-feira (17), o sistema avança pelo Estado e até a quinta-feira (18) segue atingindo o Litoral, os Vales e a Região Metropolitana. A orientação é que a população fique atenta aos alertas estaduais, além de acompanhar as coordenadorias municipais.
"Esse aviso é justamente para colocar as prefeituras municipais e a população em alerta para que acompanhem todas as atualizações da Defesa Civil. Ontem tivemos uma reunião preparatória, em caso de alerta as prefeituras devem colocar em prática os planos de contingência e retirar as famílias das regiões ribeirinhas, se necessário", explica Boeira.
No final da noite desta segunda-feira (15), o governador Eduardo Leite gravou um vídeo ao lado do coronel Luciano Boeira, alertando sobre o risco de temporais nos próximos dias. As autoridades destacaram que estão monitorando todas as mudanças climáticas para alertar a população.
Fonte: GZH
Comments