
Nesta quarta-feira (9), áreas do norte do Rio Grande do Sul têm previsão de grandes volumes de chuva ao longo do dia. Na Região Metropolitana, o tempo será mais estável, com muitas nuvens no céu no decorrer do dia.
Segundo a Climatempo, a instabilidade que está ocasionando temporais ao longo dessa semana ocorre pela presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai. Além do fenômeno, a umidade está sendo direcionada por conta de uma área de alta pressão sobre o Atlântico. Essa combinação de umidade e instabilidade resulta em episódios de pancadas de chuva na maior parte do Estado.
Os maiores volumes de chuva estão previstos nos municípios de Ijuí, no Noroeste, com 106 milímetros e em Passo Fundo, no Norte, com 88 milímetros. Isso equivale a 43% e 35%, respectivamente, da média histórica esperada para outubro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade que abrangem diferentes regiões, com graus de severidade que apontam "perigo potencial" e "perigo". Válidos até o fim da manhã dessa quarta, os avisos destacam risco de tempestade, vento intenso e queda de granizo em áreas da Fronteira Oeste, Noroeste, Vales e Serra.
A circulação de ar frio, originada da alta pressão do oceano, faz com que a temperatura não se eleve tanto. A temperatura máxima será registrada em Uruguaiana e Itaqui, na Fronteira Oeste, com 23°C e 22°C, respectivamente. Já a mínima ocorre em São José dos Ausentes, na Serra, com 10°C. Em São Leopoldo, os termômetros variam de 18°C a 22°C.
Fonte: GZH
Comments