O mês de julho começou com a força-tarefa de limpeza de São Leopoldo concluindo a primeira etapa do processo de reconstrução da cidade. As equipes estiveram em todas as ruas que foram atingidas pela enchente, fazendo o recolhimento dos resíduos extradomiciliares. O trabalho teve início no dia 8 de maio.
Para que todos os resíduos volumosos fossem recolhidos em apenas 54 dias, todas as áreas afetadas foram divididas em 26 setores para agilizar a logística de trabalho das empresas envolvidas na operacionalização. Além de ter mais de uma equipe em cada setor, foram divididos em torno de mil trabalhadores e mais de 300 máquinas diversas, como caminhão caçamba, retroescavadeiras, garras, máquinas compactadoras, entre outras, que trabalharam de segunda a segunda, das 8h às 21h , com algumas atuando até 24h por dia.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), do dia 8 de maio até 30 de junho foram recolhidas 297,9 mil toneladas de resíduos das ruas, finalizando a primeira etapa do processo de limpeza. Desde esta segunda-feira (1°), as equipes atuam na segunda fase, que é ir em locais onde a população descartou os móveis e materiais posteriormente, além da lavagem e raspagem das vias e calçadas onde já não se tem resíduos na rua.
A projeção é que no máximo em 15 dias seja realizada a limpeza nos pontos de descarte transitórios – que foram utilizados como locais estratégicos para a agilidade no serviço nos bairros, diminuindo o deslocamento dos caminhões, possibilitando mais velocidade na limpeza das vias. Já os resíduos que estão sendo encaminhados ao aterro provisório – Resíduos Sólidos de Construção Civil (RSCC) do município – a estimativa é que ainda nesta semana comecem a ser enviados para a destinação final.
Comments