SÃO LEOPOLDO: imagens e situações que a maioria dos leopoldenses e, principalmente moradores da região central do município nunca viram, estão acontecendo nas últimas horas. Com a elevação do nível das águas do Rio dos Sinos, que atingiram suas maiores medidas da história, nem a redenção dos diques conseguiu evitar os alagamentos que se intensificaram durante a madrugada deste domingo (5).
A situação é mais grave e a água do Sinoschega por cerca de cinco quadras a partir da avenida Dom João Becker em direção à avenida João Corrêa. Em algumas ruas, as águas atingiram cerca de um metro acima do nível das ruas.
As ruas mais alagadas se concentram no entorno da Praça da Biblioteca e avançam inicialmente em direção à avenida João Corrêa. Um espelho se forma nas ruas transversais à rua Independência e já ultrapassou a rua Conceição, na Praça dos Correios. A água chega ao nível das janelas das casas nas primeiras ruas, no entorno da Praça da Biblioteca.
Os prejuízos e danos ainda não podem ser mensurados, mas sem nenhuma dúvida que serão enormes e longo tempo será necessário para uma recuperação econômica e emocional de todos os envolvidos. Milhares de moradores e centenas de estabelecimentos comerciais foram atingidos pelas águas do Rio dos Sinos.
Muito trabalho e união do leopoldenses são necessários para minimamente recuperar tantos danos materiais e pessoais.
Comments