
A tarifa do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo terá um reajuste de 15,02% a partir de 1º de fevereiro de 2025. O índice foi definido na última sexta-feira (27) após reunião entre a autarquia e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS). A decisão ocorre após a apresentação da proposta de revisão em audiência pública realizada no último dia 20.
O cálculo do reajuste considerou uma análise das contas da autarquia nos últimos anos e busca garantir o cumprimento das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento Básico. A legislação exige que, até 31 de dezembro de 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% à coleta e ao tratamento de esgotos.
Além de assegurar a sustentabilidade financeira do Semae, o aumento tarifário faz parte do cronograma de revisões periódicas, com a próxima prevista para 2029. O processo seguirá os mesmos critérios de avaliação e análise das finanças da autarquia.
O reajuste, segundo os responsáveis, é uma medida para garantir a ampliação e manutenção dos serviços de abastecimento e saneamento, alinhando São Leopoldo às exigências legais de universalização do acesso aos recursos hídricos.
댓글