
O nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo atingiu 6,87m às 4h desta sexta-feira (3). A medição foi realizada na Régua da Rua da Praia pela Defesa Civil e o rio apresenta elevação média de 6 a 7 cm por hora neste momento. Às 2h, o nível do rio era de 6,74m, superando uma marca histórica de inundação de 2013, quando registrou 6,68m. Às 3h, chegou a 6,80m.
O Rio dos Sinos, assim como a totalidade das bacias hidrográficas do Estado, recebeu um volume de água acima da capacidade média de vazão, incorrendo no crescimento abrupto do seu nível, alimentado ainda pelos seus arroios e afluentes.
As equipes da força-tarefa criadas pela Prefeitura de São Leopoldo trabalham incansavelmente nas últimas 72h para auxiliar na remoção de famílias atingidas pelo grande volume de chuva registrado desde a tarde do último sábado (27), que causa uma enchente sem precedentes no Rio dos Sinos.
No decorrer desta quinta-feira (2) e madrugada dessa sexta, com a elevação constante do nível do Rio dos Sinos, intensificou-se ainda mais a retirada de famílias em diversas localidades, principalmente nas comunidades próximas aos locais de inundações.
A forca-tarefa atua em diferentes frentes para auxiliar na remoção de famílias do Loteamento São Geraldo, no bairro Feitoria, uma das localidades mais atingidas, principalmente nas ruas Alberto Ramos, Otto Daudt, Carlos Bier, Frederico Meier, Pottenstein e beco da Eugenio Emilio Diaz, além de moradores dos bairros Santos Dumont, Vicentina, Paim, Campina, Pinheiro, Jardim Fênix e Chácara dos Leões na Brás.
Para a retirada das pessoas, as equipes estão usando de todos os recursos disponíveis, inclusive de barcos para poderem chegar aos locais de difícil acesso. Na São Geraldo, houve ainda muitas solicitações para desligamento de energia elétrica em residências e casos de famílias que nunca tinham saído de suas casas em outras ocasiões de inundações.
Fonte: PMSL
Comments