RS tem 13 pontos impróprios para banho, aponta boletim da Fepam
- Start Comunicação
- 4 de jan.
- 2 min de leitura

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira (3) o terceiro boletim do projeto Balneabilidade 2025. Dos 93 pontos monitorados em rios, lagos e praias do Rio Grande do Sul, 80 estão próprios para banho e 13 foram classificados como impróprios. O número representa uma queda em relação ao boletim anterior, que havia apontado 86 pontos adequados para banho.
Entre os locais impróprios, destacam-se três pontos no Litoral Norte, em Torres e Tramandaí, que retornaram à lista negativa após estarem próprios na última análise. Pelotas também registrou três novos locais inadequados, somando agora quatro pontos impróprios.
Locais impróprios para banho:
Barra do Ribeiro: Praia Recanto das Mulatas (Lago Guaíba);
Cerrito: Balneário Cerrito (Rio Piratini);
Pedro Osório: Balneário Pedro Osório (Rio Piratini);
Pelotas: Valverde (av. Sen. Joaquim A. Assumpção), Santo Antônio (rua São José do Norte, rua Bagé e av. Rio Grande do Sul);
São Jerônimo: Praia do Encontro (Rio Jacuí);
São Lourenço do Sul: Praia das Ondinas;
Torres: Praia Grande (Praça Claudino Nunes Pereira) e Prainha (rua Joaquim Porto);
Tramandaí: av. da Igreja.
Análise e critérios de monitoramento
A classificação das águas é feita com base nos níveis da bactéria Escherichia coli, conforme as resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005. No caso de Pelotas, Tapes e da Lagoa do Peixoto, também é considerada a presença de cianobactérias. Locais com resultados superiores a 800 coliformes em duas ou mais das últimas cinco amostras, ou acima de 2.000 na análise mais recente, são classificados como impróprios.
Monitoramento e fiscalização
As análises são realizadas semanalmente no Litoral Norte pela Gerência Regional do Litoral Norte (Gerlit), com apoio da Divisão de Laboratórios (Dilab). Já os pontos em águas internas contam com o suporte da Corsan e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). A Fepam também fiscaliza possíveis descartes irregulares de dejetos ao longo da temporada.
A próxima atualização do boletim será divulgada no dia 10 de janeiro, com dados atualizados sobre as condições de balneabilidade no Estado.
Comments