top of page
Buscar

RS tem 17,5 mil quilombolas, cerca de 0,16% da população total do Estado, aponta Censo


Imagem: Otávio Daros/ g1.

O Rio Grande do Sul tem um total de 17.496 quilombolas em seu território, apontou o Censo de 2022, em levantamento inédito. O número representa 0,16% da população total do Estado, mais de 10,8 milhões de habitantes.


Pela primeira vez na história do Censo Demográfico, a população quilombola pôde se autoidentificar. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o Brasil tem 1,3 milhão de quilombolas, 0,65% da população nacional.

O Rio Grande do Sul é, segundo o levantamento, o 13º Estado com maior população quilombola absoluta no Brasil, mas o 18º em percentual relativo à população total.


De acordo com os dados, cinco Estados (Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Pernambuco) concentram 76,5% da população quilombola no Brasil. Quase um terço dos quilombolas brasileiros moram na região da Amazônia Legal, e quase 70% da população quilombola vive no Nordeste.

Territórios quilombolas

Dos 17,5 mil quilombolas que vivem no RS, cerca de 2,6 mil vivem dentro de territórios quilombolas oficialmente delimitados, ou seja, aqueles que contam com alguma delimitação formal do INCRA ou dos órgãos estaduais e municipais. O número representa 14,91% do total da população quilombola no estado. São 27 territórios quilombolas delimitados no RS.


O RS está acima da média nacional, já que no Brasil 12,59% do total de quilombolas vivem em territórios oficialmente delimitados.


Há, no RS, 284 territórios quilombolas titulados, que é o ponto mais avançado do processo de regularização fundiária, sendo que 1,62% do total de quilombolas do estado vivem neles.


Fonte: g1

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page