A queda na temperatura não impediu que várias pessoas buscassem a Unidade Móvel de Vacina, que estava à disposição da população das 9h às 15h deste sábado (29) na rua Independência, próximo da esquina com a rua Conceição, ofertando vacinas contra Influenza e Covid-19 para grupos prioritários, além de imunizantes do calendário infantil.
Quem aproveitou o dia de sol para fazer compras ou passear no Centro da cidade também teve a oportunidade de colocar em dia o esquema vacinal, como Caroline Cornelius, o marido Márcio Bauermann, e a filha Ana Clara da Cruz, que aproveitaram para receber o imunizante contra a gripe. “Agora só falta ela fazer a vacina contra a dengue na semana que vem”, disse Caroline, referindo-se à filha.
Conforme a Secretaria da Saúde (Semsad), a vacina da dengue vem registrando baixa procura entre o público prioritário neste primeiro momento, que é de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Das 3,3 mil doses do imunizante recebidas por São Leopoldo, aproximadamente 10% foram aplicadas até agora.
Consciente da importância da vacina, Denise Vinder, moradora do bairro Bela Vista, levou o filho João Victor, de 11 anos, até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Scharlau, um dos serviços de Saúde que ofereceram atendimento nesse sábado, para receber o imunizante. “É sempre melhor prevenir. Lá em casa foi o mesmo com a Covid. Todos se vacinaram”, relatou Denise.
A vacina contra a dengue é aplicada somente em UBS. Para receber a dose é preciso não ter sido contaminado pela doença nos últimos seis meses.
Quem também saiu de casa cedo nesse sábado para completar o esquema vacinal do filho Kevin, de cinco meses, foi Eduarda da Silva Pedroso, de 17 anos. Atualmente morando no Centro devido à enchente, Eduarda acabou perdendo a carteira de vacinação do bebê quando deixou a casa, na Campina, durante a inundação e tinha dúvidas quanto aos imunizantes que ele precisava receber. Graças ao sistema interligado de informações da Semsad, a vacinadora Janaína Ficanha pôde aplicar no pequeno Kevin as doses de vacina em atraso e a mãe recebeu outra carteirinha para acompanhar o calendário e não perder mais nenhum prazo. “Estava aflita para trazer ele logo para vacinar”, confessou Eduarda.
Para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, a Semsad abriu três Unidades Básicas de Saúde (UBS): Scharlau, Padre Orestes e Paim, que disponibilizaram atendimentos por demanda.
Fonte: PMSL
Comments