top of page
Buscar

São Leopoldo intensifica combate ao mosquito da dengue com novo levantamento em bairros da cidade

Foto do escritor: Guilbert TrendtGuilbert Trendt
Imagem: Romeu Finato/ PMSL.

Teve início nesta semana, em São Leopoldo, o terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, que vai mapear os focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação realizada pela Secretaria da Saúde (Semsad) começou pelos bairros Centro, Feitoria e Campestre e se estenderá até o final de outubro, abrangendo todo o município.


Apesar do último levantamento, realizado em agosto, ter indicado baixo risco para a proliferação do mosquito, a titular da pasta, Paula Silva, destaca que o cuidado deve ser contínuo. “Estamos permanentemente com equipes nas ruas vistoriando floriculturas, ferros-velhos e residências. É fundamental que cada um faça sua parte, cuidando do seu pátio e permitindo a verificação dos nossos servidores”, afirmou.


Os agentes de saúde, identificados com crachás, camisa branca com brasão e colete verde, percorrem as residências em busca de pontos com água parada, orientando os moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti. A partir dos dados coletados, a Vigilância Ambiental elabora estratégias preventivas para combater o mosquito.


Trabalho permanente


Diariamente, pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e cemitérios são vistoriados por agentes. Nos locais onde há casos confirmados, ou até suspeitos, a Semsad realiza ações de orientação e aplicação de veneno no entorno. A prática é chamada de Pesquisa Vetorial Especial (OVE), indicada pelo Ministério da Saúde como ação de bloqueio.


Sobre o LIRAa


O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) é uma metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde para determinar o Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito Aedes aegypti de forma ágil, auxiliando no direcionamento das ações de controle e na avaliação das atividades desenvolvidas.


Os bairros são agrupados em sete estratos, dos quais são sorteados os quarteirões a serem visitados pelos agentes. São inspecionados 20% dos imóveis de cada quarteirão sorteado para a coleta de formas imaturas do mosquito, como larvas ou pupas.

Comments


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
REFIS BANNER SUPERIOR SITE START refis-1 (1).png
bottom of page