São Leopoldo é contemplada pelo programa Emancipa Família Gaúcha para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade
- Mariana Santos
- 25 de mar.
- 1 min de leitura

São Leopoldo foi escolhida para receber o programa Emancipa Família Gaúcha, uma importante iniciativa que visa promover a inclusão e autonomia de famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. O projeto é executado pela Central Única das Favelas (CUFA Rio Grande do Sul).
O programa oferece cursos gratuitos, auxílio financeiro e kits de trabalho para moradores de áreas afetadas pelas enchentes de 2024. A ação tem como objetivo garantir oportunidades de capacitação profissional, além de proporcionar condições para que os participantes possam gerar sua própria renda e melhorar sua qualidade de vida.
Serão oferecidos cursos gratuitos em áreas estratégicas como gastronomia, manutenção de obras, eletricista, manicure, barbearia, informática e auxiliar administrativo. Os alunos receberão durante o curso alimentação, uniforme e cartões digitais ou vales no valor de R$ 200, que poderão ser utilizados para transporte, alimentação ou outras necessidades pessoais. Além da formação, os participantes receberão kits de ferramentas e materiais no valor de R$ 1.500,00, possibilitando que ingressem no mercado de trabalho ou iniciem seus próprios negócios.
As inscrições estão abertas no site do programa www.emancipafamiliagaucha.org
até o dia 24 de abril. A capacitação tem previsão para começar em maio e terá duração de 12 meses.
Kommentare