O Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo iniciou nesta sexta-feira (13) a instalação de duas bombas anfíbias no Arroio Gauchinho, no bairro Santos Dumont/Vila Brás. Os equipamentos, fornecidos pela empresa local Higra, têm capacidade para drenar 3.300 litros de água por segundo e serão abrigados em uma estrutura modular a ser construída nos próximos dias.
No total, foram adquiridas quatro bombas ao custo de aproximadamente R$ 10 milhões, destinadas a diferentes regiões da cidade.
As Casas de Bombas do bairro Campina e do Arroio João Corrêa, no bairro Vicentina, receberão os outros dois equipamentos – uma para cada local de maneira definitiva. Na Campina e na Vicentina, os equipamentos serão colocados internamente, se juntando aos sistemas de proteção já existentes. O bairro Santos Dumont/Vila Brás deve receber ainda uma outra Casa de Bombas, que será construída através dos recursos garantidos pelo governo federal dentro dos R$ 149 milhões destinados no PAC Steigleder.
Durante a vistoria da instalação, o prefeito Ary Vanazzi destacou o compromisso da administração em aumentar a segurança contra enchentes. "Estamos elevando os diques em 50 cm na Vicentina e daremos início ao mesmo processo na Vila Brás na próxima semana para garantir maior tranquilidade à população", afirmou.
As novas bombas são do mesmo modelo utilizado na enchente de maio e estarão prontas para uso em situações de emergência a partir da próxima semana, segundo o diretor-geral do Semae, Maurício Miorim. "As bombas serão mantidas em espera e, caso haja necessidade devido a chuvas intensas, estarão prontas para entrar em operação", explicou, acrescentando que a construção da estrutura modular para abrigar os equipamentos está em andamento.
Comments