top of page

São Leopoldo e outros 22 municípios gaúchos afetados pelas enchentes vão contar com 1,5 mil vagas do Programa Partiu Futuro Reconstrução

Imagem: Jürgen Mayrhofer/ Governo do RS.

Para fazer frente ao momento econômico enfrentado pelo Estado após as inundações de maio, garantindo mão de obra, qualificação profissional e geração de renda, o governo gaúcho lançou nesta quarta-feira (7) o Programa Partiu Futuro Reconstrução. Conforme o secretário de Desenvolvimento Social do RS, Beto Fantinel, são 1,5 mil vagas em 23 municípios atingidos pelas enchentes.


A iniciativa, que prevê a contratação de jovens aprendizes, todos inscritos no CadÚnico e prejudicados pela crise climática, tem como objetivo oferecer formação profissional e acesso ao mercado de trabalho para jovens entre 14 e 22 anos em situação de vulnerabilidade social e residentes nos municípios com calamidade pública confiável.


São 750 vagas para Canoas e Porto Alegre, duas das mais afetadas, e outras 750 para as demais 21 cidades: Cruzeiro do Sul, Dona Francisca, Eldorado do Sul, Estrela, Faxinal do Soturno, Guaíba, Ibarama, Jaguari, Lajeado, Muçum, Nova Palma, Novo Hamburgo, Restinga Seca, Rio Grande, Roca Sales, São João do Polêsine, São Leopoldo, São Martinho da Serra, Segredo, Silveira Martins e Sobradinho.


Todos têm carteira assinada, com salário referendado no mínimo regional (R$ 786,25 por 20 horas semanais trabalhadas), vale alimentação de R$ 550 e demais benefícios previstos na CLT, como vale-transporte, férias remuneradas e 13° salário. O CIEE-RS é uma das entidades que darão suporte ao processo de contratação.


Para o CEO do CIEE gaúcho, Lucas Baldisserotto, o Partiu Futuro Reconstrução é um grande passo para contribuir com a retomada do Estado. “Com essa parceria, o CIEE-RS reforça seu compromisso de transformação social do Rio Grande do Sul, por meio do apoio à juventude, especialmente naquela situação de vulnerabilidade social. Este também será mais um instrumento para a recuperação econômica, material e emocional de toda a população gaúcha”, ressalta.


“Estes jovens irão integrar as estruturas públicas das administrações municipais das 23 cidades que aderiram ao programa, e da estadual, em algumas situações. Além de estagiários, agora o Estado pode contar com jovens aprendizes em seu quadro”, destacou o vice-governador Gabriel Souza.


Presente na apresentação de lançamento, realizada no Palácio Piratini, o Eduardo Leite destacou que a etapa lançada hoje integra o segundo dos três eixos de atuação do Partiu Futuro. "Este programa é composto por três eixos: estágio em escolas da rede pública, jovem aprendiz no setor público e jovem aprendiz no mercado privado, que estava focado em municípios com maior índice de criminalidade acompanhado pelo programa RS Seguro, agora estendemos às regiões atingidas pela inundação, oportunizando o recomeço destas localidades e famílias", complementou Leite.


Fonte: Correio do Povo

 
 
 

Comentários


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
start start start.png
Banners Digitais - ajustado_SICREDI- 980x135px.png
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page