top of page
Buscar

São Leopoldo fecha o ano com balanço positivo nas ações de segurança pública

Foto do escritor: Guilbert TrendtGuilbert Trendt

Imagem: Romeu Finato/ PMSL.

A última reunião do ano do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de São Leopoldo, realizada nesta quinta-feira (12) na Câmara de Vereadores, apresentou um balanço das ações realizadas no âmbito da segurança pública do município. O encontro reuniu representantes de todas as forças de segurança que atuam na cidade e destacou avanços significativos em infraestrutura, integração e redução de crimes.


O diretor da Guarda Civil Municipal (GCM), José Carlos Pedrozo, abriu o evento enfatizando a evolução da corporação desde sua criação na década de 1990. "Vivemos o melhor cenário desde a fundação da GCM, quando não tínhamos sede nem uniformes completos. Hoje, temos sede própria, 33 veículos, incluindo viaturas, micro-ônibus e lancha, além de 100 prédios públicos monitorados, como escolas e unidades de saúde, todos com alarmes", destacou Pedrozo. Ele também informou que, entre 2017 e 2024, foram investidos R$ 180 milhões em segurança, com mais de R$ 1 milhão destinados à compra de armamentos.


A secretária de Segurança Pública e Defesa Comunitária, Giselda Matheus, reforçou a importância da colaboração entre os órgãos de segurança, especialmente em situações críticas, como a enchente de maio. "O trabalho conjunto com a Polícia Civil e a Brigada Militar se mostrou eficaz. Durante o desastre climático, essa parceria foi fundamental para proteger vidas e cuidar da população", afirmou.


Entre os destaques apresentados, estão os seis grupamentos da GCM, que abrangem atividades como fiscalização na Zona Central, Ronda Lilás (Lei Maria da Penha), Ronda Escolar, Grupamento Ambiental e operações regionais e táticas.


O subcomandante do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Juliano Antônio Giboski, ressaltou a importância do GGI na redução de crimes graves. "Já trabalhei em diversas cidades, mas este é um dos grupos que realmente permite a participação da sociedade. Estivemos no Palácio Piratini apresentando as boas práticas do município, como a redução expressiva de homicídios: de 170 casos em um ano para 23 no ano passado. São dados significativos", avaliou.


Além dos membros da GCM e da Brigada Militar, participaram da reunião o delegado Ayrton Figueiredo Martins Júnior, vereadores Nestor Schwertner e Iara Cardoso, e representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Penal.

0 comentário

Comments


banner-start980x135_981x135.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page