A Prefeitura de São Leopoldo tem realizado uma série de ações de limpeza e recolhimento de entulhos na cidade para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Atualmente, o município já registrou 224 casos confirmados para a doença, 368 notificações e mais 100 registros estão em investigação aguardando resultado de exames.
Neste sentido, as equipes da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) têm intensificado as fiscalizações de limpeza nas calçadas de propriedades privadas do município. De acordo com o Código Municipal de Limpeza Pública Urbana de São Leopoldo (Lei nº 9.145/2019, art. 35) a responsabilidade pela manutenção e limpeza das calçadas em frente às residências é dos proprietários e imobiliárias, bem como a devida conservação do terreno, independente se habitado ou não.
A Prefeitura lembra que o não cumprimento da conservação e manutenção da limpeza por parte dos proprietários constitui infração da lei, podendo ser multados de acordo com os critérios descritos na legislação.
“A Prefeitura está empenhada em manter a cidade limpa, inclusive intensificando os serviços nessa época do ano, onde a ameaça da dengue se intensifica, pois no calor o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya encontra condições ideais para sua reprodução. Por isso nossas equipes estão nas ruas diariamente trabalhando. Entretanto, é necessário o apoio e a colaboração da população, mantendo as suas propriedades limpas e incentivando que seus vizinhos façam o mesmo”, diz o secretário de Serviços Urbanos, Sandro Lima.
A Ouvidoria Municipal está à disposição nos telefones 156 ou 2200-0362 para receber denúncias (podendo ser anônimas) de calçadas ou terrenos abandonados com mato e lixos, bastando informar a localização correta.
Ecopontos são o local indicado para descargas resíduos sólidos
São Leopoldo também dispõe de três Ecopontos para descarte gratuito de resíduos, como pneus, móveis, restos de podas e entulhos da construção civil. Os moradores podem descartar até 1 m³/dia de resíduos nos Ecopontos ativos dos bairros Scharlau, Feitoria e Duque de Caxias.
Ecoponto Feitoria – avenida Feitoria, nº 3.561 (próximo ao condomínio Minuano). Horários: segunda a sábado, 8h30 às 11h30 e 12h30 às 16h30.
Ecoponto Scharlau – rua Leopoldo Albino Scherer, nº 430. Horários: segunda a sexta, 7h30 às 12h e 13h às 17h15. Sábado, 7h30 às 12h e 13h às 16h15.
Ecoponto Duque de Caxias – rua Nereu Ramos, nº 371, esquina com a Rua Porto Velho (próximo a escola E.E.E.M. Profª Helena Câmara. Horários: segunda a sábado, 8h30 às 11h30 e 12h30 às 16h30.
Fonte: PMSL e Correio do Povo
Comentarios