
São Leopoldo está entre as cidades brasileiras escolhidas para participar do estudo Viva Inquérito, que busca entender o perfil de vítimas de violências e acidentes atendidas em unidades de urgência e emergência, além de identificar fatores de risco e proteção. A pesquisa é liderada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na cidade, o Hospital Centenário foi selecionado para realizar a coleta em três etapas – a próxima prevista para segunda-feira (4), com acompanhamento da Vigilância em Saúde municipal.
O Viva Inquérito é um estudo transversal analítico, que consiste em registrar e analisar casos de acidentes — como quedas, queimaduras e acidentes de trânsito — e episódios de violência, tanto interpessoal quanto autoprovocada. A pesquisa contempla capitais e regiões metropolitanas, com sorteio de unidades de atendimento para garantir que a amostra represente os serviços de urgência do país. Em 2024, a coleta se dará em dois estágios: o primeiro sorteio define os estabelecimentos públicos com atendimento de urgência para causas externas, e o segundo sorteio define turnos de 12 horas, durante os quais os dados são colhidos.
“O estudo trará informações relevantes para a gestão, como fatores de risco por exemplo, para que então se possa formular políticas públicas direcionadas”, explicou a assistente social Viviane Borges.
A coleta de informações é realizada pela empresa LGA Assessoria Empresarial, contratada especificamente para o levantamento, e segue critérios rigorosos para assegurar o sigilo dos dados e a privacidade dos profissionais e pacientes envolvidos.
O levantamento nacional já está em sua sexta edição, com rodadas anteriores realizadas em 2006, 2007, 2009, 2011, 2014 e 2017, oferecendo, ao longo dos anos, dados essenciais para a criação de políticas de saúde e prevenção de acidentes e violências.
Hozzászólások