Com discussões voltadas à emergência climática e propostas de transformação ecológica, a 6ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de São Leopoldo foi concluída nesta terça-feira (19), no Museu do Rio. Participantes formularam ideias para serem apresentadas nas etapas estadual e nacional, divididas em cinco eixos: mitigação, preparação e adaptação para desastres, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental.
Uma das propostas destacadas foi a criação de áreas de proteção ambiental no Arco dos Morros e nos banhados do Rio dos Sinos. Essa medida visa recuperar áreas verdes, promover o desenvolvimento sustentável e prevenir desastres decorrentes das mudanças climáticas.
Durante o encontro, a secretária do Meio Ambiente, Jussara Lanfermann, reforçou a necessidade de colaboração entre as esferas federal, estadual e municipal. “Precisamos do envolvimento dos três entes federativos. O sistema foi fortemente impactado pelo desastre de maio. São Leopoldo já trabalha no conserto e ampliação, mas precisamos também da parceria do Estado, União e demais municípios no monitoramento e alerta de proteção com auxílio tecnológico”, destacou.
A etapa estadual da conferência está prevista para ocorrer entre 15 de janeiro e 15 de março de 2025.
Delegação de São Leopoldo
Os delegados que representarão a cidade na próxima etapa incluem Maria Francisca Dutra, Antonio Amaral, Solange Mânica, Elson Cascata, Sueli Tomás, Jussara Lanfermann, Joel Garcia, Rosangela Silveira, Sandra Grohe, Anderson Etter, Humberto Dauber, Yara Stockmanns, Josué Passos, Darci Zanini e Laís Moraes.
Комментарии