top of page
Buscar

São Leopoldo registra 63mm de acumulado de chuva em intervalo de 1h


Imagem: divulgação/ PMSL.

Chuva, vento forte e um princípio de queda de granizo em bairros de São Leopoldo causaram transtornos à população, com alagamentos pontuais e quedas de galhos de árvores em redes de energia. Pelo sistema da ANA/CPRM, a Defesa Civil constatou que em 30 minutos choveu 26mm até às 17h45 e mais 33mm até às 18h45, perfazendo um acumulado de 63mm em um intervalo de pouco mais de 1h desde o início do temporal na tarde deste sábado (27).


A Defesa Civil, por determinação do prefeito Ary Vanazzi, entrou em operação instantes depois das primeiras chamadas para atender as ocorrências da população. Há relatos de alagamentos em ruas nos bairros Fião, Feitoria, Brás, Campina, Chácara dos Leões e Scharlau, como na avenida Thomaz Edson.


A Defesa Civil entregou algumas lonas na Steigleder e verifica quedas de árvores na Independência/Feitoria. No bairro Fião houve queda de um muro, próximo à Escola Estadual Dr. Caldre Fião.


O prefeito Vanazzi pede às pessoas que estejam fora de casa ou que queiram sair durante à noite, que tenham muita atenção e cuidado para os problemas verificados até o momento na cidade e na região pelo volume de chuva constatado, postes caídos, muros, entre outros. "É um volume de chuva muito excessivo e não há nenhuma possibilidade que a drenagem dê conta em toda a cidade de São Leopoldo. Embora, a casa de bombas estejam em pleno funcionamento, tanto na Campina, como na Vila Brás e na João Corrêa, precisamos tomar muito cuidado para evitar qualquer acidente mais grave nesta noite em São Leopoldo", afirma o prefeito, informando que deve demorar um pouco para ocorrer a estabilização das redes e galerias pluviais.


Controle Semafórico


Em virtude das fortes chuvas e ventos da tarde e noite deste sábado, também houve problemas em 14 semáforos em cruzamentos da cidade. Até às 20h15, quatro semáforos ainda estão fora de operação em virtude de falta de energia elétrica. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), ainda estão sendo contabilizadas outras possíveis ocorrências no sistema semafórico e realizando manutenção.


Emergência


A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.


Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.


Fonte: PMSL

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page