top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

São Leopoldo retoma coleta extradomiciliar após remover 300 mil toneladas de resíduos da enchente


Imagem: divulgação/ PMSL.

Após concluir uma força-tarefa que recolheu cerca de 300 mil toneladas de resíduos causados pela enchente, os serviços regulares de coleta extradomiciliar foram retomados nesta segunda-feira (2), em São Leopoldo. A Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) voltou a atuar integralmente com sua equipe exclusiva para atender os pedidos protocolados pela ouvidoria e combater os descartes irregulares em áreas públicas.


A operação conta com uma frota composta por oito caminhões, quatro retroescavadeiras e dois caminhões do tipo garra, que trabalham de segunda a sábado em diferentes pontos da cidade.


Segundo a diretora de Limpeza, Simara Gheno, apesar do avanço na limpeza pós-enchente, o município enfrenta um novo desafio: o aumento do descarte irregular e a mistura de resíduos, o que prejudica a coleta e a destinação adequada.


“Primeiramente, os resíduos de enchentes são considerados partes de móveis, já as caliças, que são restos de construção civil, não são resíduos de enchente. E nenhum desses materiais deve continuar sendo depositado em frente às calçadas e ruas. Hoje, mesmo após a coleta completa dos resíduos da enchente, estamos enfrentando um grave problema: a população continua descartando materiais em frente às casas, desaprendeu a levar aos ecopontos e aumentou os descartes irregulares pela cidade”, destaca Simara.


A coleta no município é organizada em três modalidades principais. Resíduos orgânicos e rejeitos, como restos de alimentos e fraldas, são recolhidos pela coleta domiciliar. Os materiais recicláveis, como plástico, vidro, metal e papel limpo, são destinados à coleta seletiva operada pelas cooperativas locais. Já itens como móveis, restos de poda, pneus e entulhos devem ser levados a um dos três Ecopontos ativos nos bairros Scharlau, Feitoria e Duque de Caxias, onde o descarte é gratuito.


  • Ecoponto Feitoria – avenida Feitoria, 3.561 (próximo ao condomínio Minuano). Horários: segunda a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30;

  • Ecoponto Scharlau – rua Leopoldo Albino Scherer, 430. Horários: segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h15. Sábado, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h15;

  • Ecoponto Duque de Caxias – rua Nereu Ramos, 371, esquina com a Rua Porto Velho (próximo a escola E.E.E.M. Profª Helena Câmara). Horários: segunda a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.


A Semurb frisa que o descarte irregular de resíduos sólidos é crime contra o meio ambiente e pode gerar penalidades, conforme Código de Limpeza Pública, Lei 9.145/2019.

0 comentário

Comments


banner-start980x135.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page