top of page
Buscar

São Leopoldo se prepara para a Semana da Sustentabilidade


Imagem: Carolina Dias/ Apoenasocioambiental.

Desde 2022, a última semana de outubro é a Semana Municipal da Sustentabilidade em São Leopoldo. Estabelecido por lei, o período tem como objetivo debater e compartilhar ações sustentáveis da comunidade civil, empresarial e do poder público. As atividades têm como foco principal atingir as metas da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS´s), da ONU.

Na última segunda-feira (16), o secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor, recebeu membros da prefeitura e da sociedade civil para debater as ações durante a Semana da Sustentabilidade. Daiana Schwengber, embaixadora do projeto, apresentou as ações e os dados de anos anteriores. “Nós queremos que a comunidade se sinta contemplada pelo evento, por isso pedimos para que as pessoas cadastrem suas ações e contamos com o apoio das secretarias para isso. Muitas vezes as pessoas fazem atividades que nem imaginam que contribuem com a sustentabilidade, mas contribuem sim, não é algo distante”, explicou.

Spolaor reforçou a importância do envolvimento da prefeitura com a Semana. “Nós reunimos aqui alguns secretários justamente para instigar essa participação. As secretarias promovem muitas ações que convergem com os ideais de sustentabilidade, e vamos inscrever essas atividades. Queremos incentivar também a população a cadastrar suas ações, para que tenhamos a real dimensão de como São Leopoldo é uma cidade sustentável”, completou.

Os titulares da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Marcel Frison e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), Giselda Matheus, além de representantes do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), estiveram na reunião.

Atrações


A abertura da Semana da Sustentabilidade será neste domingo (22), das 10h às 17h nas Pirâmides do Ginásio Municipal de São Leopoldo com o Drive Thru Lixo Zero, Feira EcoVegan, oficinas e muito mais. Para o drive, podem ser levados:

  • Plásticos: PET, garrafas, embalagens em geral;

  • Papel: jornal, papelão, revistas, livros, polígrafos, cadernos;

  • Vidros: (Inteiros e de preferência, em uma caixa para não quebrar);

  • Alumínio: latinhas, latas e panelas;

  • Eletroeletrônicos;

  • Tampinhas;

  • Cápsulas de café;

  • Sucata: latas, cadeiras, entre outros;

  • Óleo de cozinha (armazene em garrafa PET, para evitar quebra ou vazamentos);

  • Roupas (em bom estado para doação).

Durante a semana, diversos temas serão abordados, como a Agenda 2030, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Lixo Zero: consumo, separação e descarte; Economia solidária, cooperativismo, empreendedorismo sustentável; Ações de conscientização e sensibilização da indústria, comércio e serviços na agenda 2030 da ONU; Ações e soluções voltadas para a preservação do Rio dos Sinos; Promoção de ações de inclusão social, debates sobre igualdade de gênero, bem-estar, saúde física e mental; Ações de mobilização com o apoio do Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti para a realização de mutirões de limpeza; Educação para Sustentabilidade e pesquisas na área.

Confira a programação completa da Semana da Sustentabilidade aqui.

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page