top of page

São Leopoldo: Vicentina é o primeiro bairro a receber ação de limpeza e desobstrução pluvial

Foto: Eduarda Toledo - PMSL
Foto: Eduarda Toledo - PMSL

A Prefeitura de São Leopoldo iniciou hoje (4) a Operação Controle de Alagamentos (OCA). A Vicentina foi o primeiro bairro a receber a ação conjunta entre as secretarias de Mobilidade e Serviços Urbanos, Obras, o Semae, a Defesa Civil, a Guarda Municipal e o Gabinete do Prefeito. Mais de 70 pessoas estão empenhadas no trabalho de limpeza, desobstrução e conserto de bocas de lobo e da rede pluvial, que deve seguir durante todo o dia. 


Caminhões e retroescavadeiras despontaram na Rua das Orquídeas logo pela manhã. Os moradores avistaram o movimento local mudar com a chegada dos veículos e das oito equipes mobilizadas para o primeiro dia da operação. A via faz parte dos 91 pontos de alagamento mapeados pelo Semae, distribuídos pelos bairros Vicentina, Campina, Santos Dumont e Vila Brás. O levantamento foi feito a partir dos pedidos de ajuda que chegaram ao órgão durante as chuvas do último mês e também pelos dados das enchentes do ano passado. “Através do trabalho que está sendo feito hoje, vamos identificar se o problema dos alagamentos é por rede obstruída ou por erosões. Se for o último caso, iremos realizar o concerto e se for apenas desobstrução, hoje mesmo será resolvido”, explica Gabriel Dias, diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo. 


A ação será estendida, ao longo da semana, para os outros bairros em que há pontos mapeados. Nessa primeira fase, será executado: limpeza de todos os pvs e bocas de lobo das redes de microdrenagem pluvial, limpeza e hidrojateamento de pvs e redes de esgotamento sanitário (onde existe entupimento), cadastro de erosões nas redes pluviais e sanitárias, mapeamento com drone de arroios e valas para identificar locais com necessidade de limpeza, e identificação de alagamentos pluviais nas áreas atingidas pela enchente. “A última vez que aconteceu uma operação parecida com essa foi há dez anos atrás. É importante que a limpeza e a manutenção desses pontos de escoamento de água e esgoto seja feito de maneira permanente e, principalmente, logo após acontecer um fenômeno climático, como ocorreu aqui em maio de 2024”, observou o prefeito Heliomar Franco, que acompanhou de perto o início da operação. 


Uma esperança de retorno ao lar


Moradores foram atraídos à rua pela movimentação e início dos trabalhos. Algumas pessoas observavam de longe, já outras foram conversar com as equipes e o prefeito. Uma delas era Bernardina Haack, de 55 anos, que passeava de bicicleta pela rua e parou para registrar com seu celular a desobstrução de um dos bueiros. Nascida e criada no bairro, precisou sair de casa após as enchentes de maio, quando viu ir embora com a água tudo que havia construído. O imóvel está sendo alugado agora pela família, que não tinha planos de voltar por medo e insegurança do episódio se repetir. “Tivemos que fazer uma reforma e não voltamos porque com qualquer chuva o bairro fica alagado. Nós não queremos passar mais por esse tipo de coisa, relatou a moradora. 


Fonte: SCOM/PMSL

Comentários


BANNER ATENDIMENTO START (1).jpg
6b952ac2-cbba-46d9-a232-b9197150dd04
WhatsApp Image 2026-06-11 at 15.08.33
1230x1020
bado (1230 x 1020 px) (1)
p
Banner_1230X1020
BANNER REFIS - START 1230X1020
WhatsApp Image 2026-04-03 at 11.59.58
Banner_Seguro-Viagem_1230x1020px-(2)
Banner_Seguro-de-vida_1230x1020px-(2)
IMG_4264
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page