A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, em parceria com a Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul, iniciou um mutirão para eliminar a fila de espera por cirurgias de catarata no município. O projeto, realizado em colaboração com a clínica Sistema Oftalmologia Integrada, de Porto Alegre, prevê a realização de 240 procedimentos até o final do ano.
No primeiro dia de ação, dez pacientes já passaram pela cirurgia, com outros dez agendados para o próximo sábado.
De acordo com Patrícia Bienert, diretora de Atenção à Saúde da Fundação, a demanda anual por cirurgias de catarata em Sapucaia do Sul é de aproximadamente 200 pacientes. “Com essa iniciativa, vamos acabar com as filas, proporcionando mais conforto e uma solução rápida para os problemas de visão desses pacientes", afirma.
A cirurgia de catarata é uma das mais procuradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devido à sua alta demanda.
O oftalmologista Pedro Lubisco, responsável pelos procedimentos, explicou que a cirurgia de catarata é rápida, durando cerca de 20 minutos, e relativamente indolor, mas exige cuidados pós-operatórios. “É importante evitar esforço físico, calor intenso, abaixar a cabeça e proteger o olho operado, evitando molhar o curativo. Em uma semana, a maioria dos pacientes já pode retomar a rotina normal”, esclarece o médico.
Comentarios