Secretaria da Saúde de São Leopoldo orienta população sobre cuidados com a fumaça das queimadas
- Start Comunicação
- 12 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Os ventos do quadrante Norte têm trazido a fumaça das queimadas da região amazônica e do Pantanal para o Rio Grande do Sul. Diante da situação, a Secretaria da Saúde (Semsad) de São Leopoldo orienta a população a tomar precauções diante do quadro, principalmente idosos, crianças, gestantes e pessoas com problemas respiratórios ou cardiovasculares.
De acordo com a secretária Paula Silva, apesar do cenário ambiental vivenciado no país, São Leopoldo não tem apresentado um aumento expressivo no número de atendimentos na Rede de Atenção Primária por sintomas respiratórios, considerando que os relatórios foram emitidos através do sistema de informatização da saúde. “Na primeira semana de setembro, foram atendidos 70 usuários por infecção aguda das vias aéreas superiores. Já nesta semana, até a data de hoje [quarta-feira, 11], constam 36 atendimentos pelo mesmo motivo”, informou.
Quem apresentar sintomas respiratórios como tosse, falta de ar ou respiração acelerada, deve procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima. Os cuidados devem ser redobrados para pessoas que já possuem problemas respiratórios, cardíacos ou imunológicos, mantendo ao alcance os medicamentos para uso em crises agudas.
Cuidados recomendados para a população em geral
Manter portas e janelas fechadas para diminuir a entrada de poluição;
Evitar atividades em ambiente externo enquanto durar o período crítico de contaminação do ar pela fumaça;
Beber muita água e líquidos para manter a hidratação;
Uso de máscara podem reduzir a exposição às partículas maiores.
Comentários