top of page
Buscar

Secretaria de Direitos Humanos de São Leopoldo repudia atos de intolerância religiosa que ocorreram em frente a terreiro na véspera de Natal


Imagem: divulgação/ Alerj.

A Secretaria de Direitos Humanos de São Leopoldo (Sedhu), por meio do Departamento de Igualdade Racial, publicou na tarde desta segunda-feira (8) uma nota de repúdio contra atos de intolerância religiosa, ocorridos na véspera de Natal (24), em frente ao terreiro de Pai Marcello de Ògún Oníre, no bairro Feitoria.


Conforme a nota, um grupo de religiosos se posicionou em frente ao terreiro, ameaçando tocar pedras na placa da fachada, proferindo palavras ofensivas.


Confira trecho da nota:


"Nos últimos tempos, alguns setores têm promovido um massacre religioso contra as Religiões Tradicionais de Matriz Africana, perpetrando uma contínua, incansável, declarada e brutal perseguição aos praticantes dessas religiosidades. A disseminação do discurso de ódio e/ou sua promoção, por qualquer pessoa, deve ser enfrentada por todas as instituições que visam salvaguardar os Direitos Humanos e as Garantias Constitucionais asseguradas pelo ordenamento jurídico pátrio. Os atos que reforçam pensamento hostil e a intolerância contra religiões de matriz africana, desprestigiando o sagrado alheio e a liberdade religiosa, são avessos aos que esta Gestão vem batalhando diariamente ao longo dos anos em busca de respeito à diversidade religiosa.


Nada justifica a falta de respeito às instituições religiosas, e o Estado tem o dever de agir contra atos que violem a dignidade humana.


A Secretaria de Direitos Humanos por intermédio do Departamento de Igualdade Racial continuará a combater quaisquer tipos de violações aos Direitos Humanos, sejam eles políticos, sociais e religiosos, reforçando a luta pela laicidade e liberdade religiosa em nosso país e reiteramos nossa profunda indignação com o ocorrido no Terreiro do Pai Marcello, acompanharemos o caso atentamente, e esperamos que todas as medidas legais cabíveis sejam adotadas".


Guilbert Trendt, da Redação Start


0 comentário

コメント


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page