A Associação Brasileira da Patologia das Construções (Alconpat Brasil) deu início a uma parceria com a Secretaria de Habitação (Semhab) de São Leopoldo, para realizar vistorias estruturais em casas atingidas pela enchente, de forma gratuita para todos os bairros em áreas submersas. A reunião, que aconteceu nesta terça-feira (28), contou com membros da Alconpat e da Semhab para debater as estratégias de visitação à campo nos locais atingidos, que tem previsão de começar no início de junho.
A Alconpat possui mais de 1,5 mil profissionais cadastrados, entre arquitetos e engenheiros, que estão se voluntariando para realizar o serviço de casa em casa, sem a necessidade de realização de cadastro por parte dos moradores. Os especialistas em avaliação de imóveis podem dar um parecer das manifestações patológicas identificadas nas casas, como também estimar o custo de recuperação.
A associação está na fase de planejamento das vistorias e na realização do cronograma de visitação das áreas atingidas, que será divulgado para os moradores quando concluído.
“Muitos dos nossos associados querem contribuir com a reconstrução do nosso Estado e com isso queremos auxiliar as cidades com avaliação de qualquer construção de forma gratuita”, destacou o presidente da Alconpat, Roberto Christ.
Comments