SÃO LEOPOLDO: o novo governo leopoldense, que assume no dia 1º de janeiro de 2025 e terá Heliomar Franco e Regina Caetano como prefeito e vice, respectivamente, faz uma transição a sete chaves. Não há dúvidas de que até a divulgação da equipe do primeiro escalão, que assume junto com os eleitos, ainda teremos muitas emoções e expectativas. Poucos filmes de suspense poderiam ter um enredo melhor. Nenhuma falta de modéstia afirmar que esta coluna sempre foi uma das bem informadas da região e suas boas fontes sempre "facilitaram" as notícias sobre a política Capilé e da região. Mas, tranqueira de informações como a atual, com certeza nunca se viu por estas bandas – levando para o jargão futebolístico, nem Celso Roth faria uma retranca tão forte assim.
Mas mesmo diante da maior retranca da história política recente de São Leopoldo, já se pode ter um rascunho inicial do novo secretariado, principalmente no que diz respeito ao chamado grupo forte de todos os governos. A cautela maior da formação do primeiro escalão é decorrente da complexa articulação que envolve o PDT e na formação da bancada governista raiz eleita com a majoritária (leia-se PL e PP) que também exige muita atenção da chapa eleita devido à importância de ter vereadores mais experientes na Câmara. É neste contexto que surge a figura de Daniel Daudt, que pode acabar assumindo uma cadeira no Legislativo. A partir dessa preocupação em ter uma bancada mais experiente, surgem muitas especulações e, principalmente, cuidados para contemplar vereadores eleitos e os primeiros suplentes.
Alguns nomes já estão encaminhados
Mesmo diante de todas as negativas e cautelas, alguns nomes já estão agindo de maneira que indicam suas presenças no primeiro escalão.
Abaixo, alguns dos nomes que devem compor o novo governo a partir de 1º de janeiro:
Leonardo Hoff: secretário-geral de governo;
Roberto Calazans: secretário da Fazenda;
Leonardo Câmara: secretário da Saúde, presidente da Fundação Hospital Centenário ou diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde;
Nataniel Schmidt Corrêa: superintendente de Comunicação ou chefe de gabinete;
Vice-prefeita Regina Caetano: secretaria de Desenvolvimento;
Gabriel Dias - diretor-geral do Semae;
Fernanda Luft: procurada-geral do Município.
Outros nomes já estão bem encaminhados, mas devem serem anunciados até o dia 10 de dezembro, quando as articulações políticas estarão mais consolidadas. É bem possível que muitos cargos sejam preenchidos após o começo do governo, para que aja espaços para as tão necessárias articulações políticas para a formação da base necessária na Câmara de Vereadores.
Mas algo já está muito explicitado pelo novo governo que assume em 1º de janeiro: "não adianta querer acelerar porque tudo vai ter seu tempo".
Bado Jacoby, da redação do www.startcomunicaosl.com.br
Comments