top of page
Buscar

Seis estudantes de São Leopoldo vão participar do 12º Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas

Imagem: Paulo Rossi.

Bolsistas para os cursos de contrabaixo, choro música popular, trompa, viola, violoncelo, trombone baixo, canto lírico, clarinete e piano, estudantes da Região Metropolitana de Porto Alegre participarão do 12º Festival Internacional Sesc de Música, que acontece em Pelotas entre os dias 15 e 26 de janeiro. São Leopoldo é a cidade com mais representantes, seis no total. Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Taquara levarão um aluno cada. 


Integrando o grupo de cerca de 400 alunos desta edição do evento, que é um dos maiores de música de concerto da América Latina, os jovens terão, além das classes de aperfeiçoamento, a oportunidade de participar da Banda e Orquestra Sinfônica Acadêmica. Na Praia do Laranjal e no Theatro Guarany, a Banda e a Orquestra Acadêmica apresentarão espetáculos nos dias 19, 21, 22, 23 e 26 de janeiro, sendo este último o encerramento do Festival que, tradicionalmente, acontece no Largo do Mercado Público, com a temática de músicas de cinema. Diariamente, também poderão se apresentar em solos nos Recitais de Alunos, que acontecem no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 


De Canoas, a Orquestra da Ulbra juntamente com o Vocal Takt estará no Palco montado na Praia do Laranjal no dia 20, às 20h, com “Especial Queen”. Tiago Flores será o regente e o programa contará com um repertório dedicado a uma das mais importantes bandas da história do rock, como “Under Pressure” e “Bohemian Rhapsody”. Os arranjos são assinados por Iuri Corrêa; na bateria, o músico Marquinhos Fê; e, na guitarra, Ângelo Primon. 


Com direção artística do maestro Evandro Matté, o 12º Festival Internacional Sesc de Música conta, ao todo, com 46 professores, de 13 nacionalidades,  participam do eixo Pedagógico do evento para as aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé (corne-inglês), clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho).


Além dos cursos, o 12º Festival Internacional Sesc de Música terá 63 apresentações gratuitas para a população, incluindo iniciativas do Festival na Comunidade, que leva a música para locais como hospitais e igrejas, e o Palco Móvel, que circulará por bairros de Pelotas. Os recitais e concertos também poderão ser apreciados no Theatro Guarany, Clube Caixeiral, Conservatório de Música da UFPel, Praia do Laranjal e no Largo do Mercado Público.


A programação completa está disponível no site www.sesc-rs.com.br/festival, onde, a partir do dia 09 de janeiro, estarão disponíveis gratuitamente os ingressos para os espetáculos no Theatro Guarany, local em que também será possível retirar a entrada presencialmente, entre os dias 9 e 12 para os espetáculos dos dias 15, 16, 17 e 18 e entre os dias 15 e 19 para os espetáculos dos dias 21, 22, 23, 24 e 25. O horário de funcionamento da bilheteria é das 09h às 12h e das 13h30 às 18h. Quem não conseguir adquirir os ingressos com antecedência, poderá tentar diariamente, às 18h, antes de cada concerto na entrada do Theatro, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição.


Sobre o Festival Internacional Sesc de Música


Em sua 12ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música.


Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade.


Fonte: Sesc/RS

0 comentário

Comentários


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page