Foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (25), a Operação GTA, que mirou suspeitos de envolvimento em um duplo homicídio, ocorrido em Estância Velha, no Vale do Sinos. A ação, efetuada em conjunto por Polícia Civil e Brigada Militar, teve como alvo um grupo criminoso que atua no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo. Seis pessoas foram presas, sendo duas preventivamente e quatro em flagrante.
A ofensiva decorre de investigações da Delegacia de Polícia de Estância Velha, sob comando do delegado titular Rafael Sauthier.
Aproximadamente 80 policiais civis e 20 soldados do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com reforço do canil da BM, participaram da ação. Todas as diligências ocorreram no interior do bairro em São Leopoldo, nas localidades conhecidas como Vila dos Tocos, Vila Brás e Chácara dos Leões. Além das prisões, houve ainda apreensão de drogas, um veículo, uma motocicleta e de uma pistola calibre nove milímetros, que é de uso restrito. A suspeita é que a arma tenha sido utilizada nos crimes investigados.
Duplo homicídio em Estância Velha
A Operação GTA decorre do assassinato de dois homens, ocorrido na madrugada de 4 de abril, na rua Euclides Monteiro, no bairro Rincão dos Ilhéus, em Estância Velha. Entre os seis presos nesta manhã, dois seriam mandantes e outros dois teriam atuado como executores, de acordo com a Polícia Civil.
Segundo a Polícia Civil, os dois foram mortos por causa de desavenças relacionadas ao crime organizado. Além disso, ambos acumulavam vastos antecedentes criminais.
O homem mais velho respondia por dois homicídios e uma tentativa, além de roubo, tráfico, ameaça, receptação e lesão corporal. O outro, havia sido condenado a nove anos de prisão e cumpria pena regime semiaberto, somando passagens policiais por duas tentativas de assassinato, além de tráfico e posse de entorpecentes para consumo próprio.
Mortes por retaliação
O nome da operação decorre do apelido de um traficante, que era conhecido como “GTA”. Morto a tiros no início do ano, ele pertenceria a uma facção com base no Vale do Sinos e que controla pontos de tráfico no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo.
Conforme a Polícia Civil, os dois homens assassinados em Estância Velha também fariam parte do mesmo grupo criminoso que GTA. Ocorre que a dupla teria se desentendido com o comparsa e, quando ele morreu, foi apontada como responsável. Em outras palavras, o duplo homicídio seria uma retaliação pelo assassinato de GTA.
Fonte: Correio do Povo
Commenti