Nos últimos dias, boatos têm circulado em redes sociais que colocam sob dúvida a qualidade da água disponibilizada pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de São Leopoldo. Para tranquilizar a população, a prefeitura emitiu uma nota na última semana para tranquilizar a população, onde garantiu que são realizadas análises a cada uma hora para monitorar a água produzida pela autarquia.
"Além disso, são mantidas as dosagens de insumos necessárias para o tratamento da água dentro daquilo que é exigido pela legislação. Os resultados são reportados ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). A água que a população recebe na torneira é própria para consumo, já que além do processo de clarificação, também é submetida à desinfecção, etapa que oxida os microrganismos e mantém a quantidade necessária de cloro durante a distribuição pelas tubulações. Poços, bicas e vertentes não passam pelo monitoramento contínuo", diz trecho da nota.
De acordo com o diretor-geral do Semae, Maurício Miorim, a autarquia trata com responsabilidade e rigor técnico as questões relacionadas à qualidade da água que chega na torneira dos leopoldenses. “Temos uma parceria com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan), que faz o controle de todos os serviços que são prestados pelo município. Eles fazem fiscalizações periódicas, tanto da pressão quanto da qualidade da água e essa análise é importante para que a gente mantenha o bom serviço para a comunidade”, destaca.
Atendimento
Em caso de dúvidas, a população pode solicitar os serviços do Semae através dos seguintes canais de atendimento:
WhatsApp: 3579 6000
Fone: 0800 510 2910
E-mail: ouvidoria@semae.rs.gov.br
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