Sempa altera horários para agendamento de consultas veterinárias gratuitas
- Start Comunicação
- 17 de jan.
- 2 min de leitura

A Secretaria de Proteção Animal (Sempa) de São Leopoldo anunciou uma alteração nos horários de agendamento para as consultas veterinárias gratuitas, oferecendo novos horários de atendimento à população. A partir de agora, os agendamentos poderão ser feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, pelos canais de WhatsApp (51) 98924-7903 ou pelo telefone (51) 2200-0448.
Segundo a pasta, a mudança visa facilitar o acesso aos serviços para os tutores de cães e gatos que são beneficiários de programas sociais.
As consultas veterinárias são realizadas às terças e quintas-feiras, na sede da Sempa (rua Eduardo Almeida, 1340, bairro São Miguel). O serviço é voltado para pessoas que estão inscritas em programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de água ou luz, Devolve ICMS, Minha Casa Minha Vida, Fies, BPC, Loas, entre outros. Para o atendimento, o tutor responsável pelo animal deve apresentar alguns documentos.
É necessário apresentar uma cópia do comprovante de inscrição no programa social, documento de identidade com foto e comprovante de residência atualizado. Todos os documentos devem estar no nome do beneficiário. Para aqueles que resgatam animais das ruas, é exigida apenas cópia do RG e do comprovante de residência.
Além das consultas, a Sempa também realiza o agendamento de castrações para cães e gatos. Para solicitar o procedimento, o tutor deve ir pessoalmente até a sede, com o RG, comprovante de residência e um dos benefícios sociais mencionados. Após o cadastro, a pasta entra em contato para agendar a castração, que ocorre no canil municipal localizado no Arroio da Manteiga.
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas na Polícia Civil
A Sempa também aproveitou para lembrar a população sobre a Lei 14.064/2020, que determina penas para quem praticar maus-tratos contra cães e gatos. As denúncias devem ser feitas preferencialmente na 2ª Delegacia de Polícia Civil ou por boletim de ocorrência on-line no site da Polícia Civil. Após o registro da denúncia, o boletim deve ser enviado para o e-mail protecaoanimal@saoleopoldo.rs.gov.br.
A fiscalização é feita pela Sempa em conjunto com a Guarda Civil Municipal, com patrulhamentos às quartas e sextas-feiras.
Comentários