
Sete filhotes de cachorro foram deixados em uma caixa de papelão no pátio da Secretaria de Proteção Animal (Sempa) de São Leopoldo, no bairro São Miguel. O abandono, ocorrido na tarde desta quarta-feira (30), foi registrado por câmeras de segurança. A Sempa destacou a gravidade do ato e a importância de conscientizar a população sobre o crime de maus-tratos.
De acordo com a médica veterinária Thais Calvi Arend, titular da Sempa, é dever do tutor cuidar das necessidades básicas do animal. “O abandono se caracteriza por deixar um animal em situação de vulnerabilidade e também em vias públicas, parques, rodovias ou áreas desertas. Também é considerado abandono não dar os cuidados necessários, como alimentação e tratamento veterinário; e negligenciar sua segurança e abrigo adequado”, explicou a secretária, reforçando o pedido para que a comunidade denuncie casos de abandono e maus-tratos.
A Lei 14.064/2020 determina pena de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda para quem maltratar cães e gatos. Se o crime resultar na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço. As denúncias podem ser registradas na 2ª Delegacia de Polícia Civil (avenida Coronel Atalíbio Taurino de Rezende, 829, Jardim Viaduto) ou através de boletim de ocorrência on-line pelo site da Polícia Civil – após, o BO deve ser encaminhado para a Sempa pelo e-mail: protecaoanimal@saoleopoldo.rs.gov.br.
As denúncias são apuradas pela fiscalização da Sempa em conjunto com o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo.
Comentarios