Com a liberação de trechos que desafogaram o trânsito na região do Vale do Sinos na BR-116, motoristas começam a se deparar com novos problemas, como a falta de sinalização e mudança no sentido de algumas vias. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a implementação de todas as placas nos pontos recém inaugurados só deve ser concluída no segundo semestre de 2025.
Inaugurado em junho, o complexo de viadutos da Scharlau que liga a ERS-240 e a BR-116 ainda não possui placas de orientação, que sinalizam a direção que o condutor deve seguir para chegar ao seu destino. Como consequência, diversos motoristas têm se perdido, trafegando inclusive na contramão.
O vendedor Andrei Salazar, de 26 anos, mora há mais de duas décadas na região e, mesmo assim, se perdeu nas primeiras vezes que usou o viaduto.
"A primeira vez que fui pra Novo Hamburgo fiquei na direita, não tinha visto o viaduto, e quando fui pra esquerda vi que não dava mais para ir para lá. Tive que fazer todo o retorno depois. Não tinha placa nenhuma que distinguia os sentidos da BR", conta.
Nas novas pontes do Rio do Sinos, inauguradas no dia 26 de setembro, foram necessárias alterações no trânsito que, uma semana depois, ainda não são respeitadas pelos motoristas. A pista lateral, antes separada da BR-116, agora é uma continuidade das pontes e, por isso, passou a ter sentido único.
Com isso, quem vem no sentido Interior-Capital ou do bairro Campina não pode utilizar o túnel por baixo da BR-116 para acessar o Centro, pois pegaria em trecho na contramão. Foram colocadas placas determinando a proibição de sentido. No entanto, esta sinalização não tem sido suficiente para evitar que os motoristas descumpram a medida.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), já foram registrados acidentes leves no trecho por conta da desobediência. Por conta disso, a corporação enviou uma recomendação ao Dnit para que sejam implementadas novas medidas neste ponto.
"Quando eles [motoristas] fazem a travessia por baixo da rodovia através do túnel, que é permitida, alguns seguem, acessam a rodovia na contramão para ir para o bairro. Isso está sinalizado como proibido, mas a sinalização não está sendo suficiente para impedir essa conduta. Então a PRF solicitou para o Dnit providências para melhorar e dar mais segurança a essa situação, uma forma de impedir fisicamente essa infração", afirma o coordenador de Comunicação Social da PRF no Rio Grande do Sul, Felipe Barth.
Segundo o Dnit, as sinalizações colocadas nas novas estruturas são provisórias. As placas definitivas serão implementadas apenas com a conclusão de todas as obras deste segmento da BR-116, que compreende também Sapucaia do Sul. A previsão é que isso ocorra no segundo semestre do próximo ano.
A rodovia passa por uma série de intervenções entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Tratam-se de obras previstas em um contrato com o consórcio formado pelas empresas EPC, Sogel, Mac e Iguatemi. A expectativa é que todos os trabalhos previstos, incluindo viadutos em Esteio e ampliação de faixas da Capital ao Vale do Sinos, sejam entregues até 2026.
Fonte: GZH
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