Sistema de cercamento eletrônico é implantado no Instituto Penal de São Leopoldo
- Start Comunicação

- 14 de jan.
- 2 min de leitura

Foi entregue, na tarde desta terça-feira (14), o sistema de cercamento eletrônico no Instituto Penal de São Leopoldo (IPSL). A tecnologia tem como objetivo reforçar a segurança do local, que agora passa a utilizar as câmeras para o monitoramento de controle de acesso e também detectar qualquer tentativa de fuga ou movimentação irregular nas dependências da instituição.
"A instalação desse sistema visa melhorar a vigilância dando reforça a segurança física, além de facilitar o trabalho dos agentes penitenciários", comenta o presidente do Consepro, Rogério Daniel da Silva.
O cercamento eletrônico é uma medida adotada em diversas unidades prisionais no Brasil para complementar a segurança que já existe e melhorar o controle da área externa das penitenciárias e que funcionam 24 horas por dia.
Conforme o diretor do Instituto Penal de São Leopoldo, Diego Furtado Linhares, a implantação do sistema é um reflexo do esforço de diversas entidades da região, e de órgãos públicos, como a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado, Susepe, Polícia Cívil, Brigada Militar, além do próprio Instituto Penal.
A delegada titular da 1ª Delegacia de Polícia, Cibelle Savi, destacou a importância do sistema para as investigações policiais: “Quero parabenizar o Diego pela administração, pela iniciativa dele como gestor. E, para nós, enquanto órgão de persecução criminal, esse sistema de monitoramento é muito importante porque, em nossas investigações, frequentemente nos deparamos com suspeitos que, muitas vezes, são internos do sistema penitenciário do município. Esse sistema vai colaborar não só nas análises das transgressões disciplinares dos apenados para fins de regressão de regime, mas também para auxiliar a Polícia Civil a documentar infrações que possam redundar em novos crimes e condenações”.
A instalação das câmeras foi em parceria com a empresa privada STV que atua no ramo da segurança e que doou os equipamentos ao presídio. A empresa Sebratel também é parceira nesse projeto, pois fez a doação da rede de internet para o funcionamento do sistema. O projeto envolve também as empresas Baquinox e Bruckmann responsáveis, respectivamente, pelo fornecimento e instalação dos postes de aço para fixação de câmeras
A cerimônia de entrega do sistema de cercamento eletrônico contou com ainda com a presença da titular da 1ª Delegacia de Polícia, delegada Cibelle Savi, o Tenente Coronel Silva Bueno da Brigada Militar e do gestor de negócios da STV, Emerson Rocha.
































Comentários