São Leopoldo adere ao Programa Tudo Fácil Empresas do Governo do RS
- Start Comunicação

- 23 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

São Leopoldo aderiu, na manhã desta sexta-feira (23), ao Programa Tudo Fácil Empresas. Iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul, o Tudo Fácil Empresas é uma plataforma que tem como objetivo facilitar ainda mais a abertura de empresas em território gaúcho. Parte do sistema Integrador Estadual da Junta Comercial do RS, ela possibilita a abertura on-line, de forma gratuita e em apenas um acesso, com tempo máximo de 10 minutos, desde que com baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário. A plataforma inicia o funcionamento no município a partir da próxima segunda-feira (26).
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, são diversas as mudanças positivas realizadas ao longo do ano no atendimento aos empreendedores. “Esse é um anúncio muito especial porque o Tudo Fácil Empresas é a cereja do bolo dentro de toda a agilização do nosso processo de licenciamento. No início de 2022, tínhamos um prazo médio de cinco meses para expedição de um alvará e agora, em dezembro, o prazo caiu para cinco dias. Isso foi possível graças aos esforços das nossas equipes e das mudanças culturais e de processos que realizamos, deixando tudo mais ágil e lógico. Com a adesão ao programa estadual, atendendo cerca de 60% da nossa demanda, a expectativa é que possamos chegar ao final de 2023 com um balanço ainda mais positivo, tornando São Leopoldo uma referência em abertura e regularização de empresas no Rio Grande do Sul”, disse Maciel durante o ato.
Também presente na assinatura da adesão, o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, chamou atenção para a competitividade do Estado no âmbito nacional. “Nosso objetivo é fazer com que o Rio Grande do Sul volte a ser competitivo. O Estado já esteve na 15ª posição no ranking de competitividade nacional e hoje se encontra na 6ª posição. Ainda há muito o que trilhar para que os números e essa posição melhorem, mas já ganhamos muito, tanto que fomos considerados o estado mais inovador do Brasil nos últimos dois anos”, salientou Maraschin.
A presidente da Junta Comercial do RS, Lauren Momback, explicou o intuito do programa. “O Tudo Fácil Empresas é um projeto que vem para facilitar e transformar a vida de quem quer empreender aqui em São Leopoldo e no estado do Rio Grande do Sul. O programa automatiza todas as etapas que envolvem Junta Comercial, municípios, Receita Federal e demais órgãos de licenciamento, facilitando o processo para o empreendedor.”, concluiu Momback.
O titular da Secretaria-Geral de Governo, Nelson Spolaor, comentou sobre o avanço na abertura de empresas na cidade. “A partir de agora, com 10 minutos na plataforma do Tudo Fácil Empresas, todos os empreendedores de baixo risco sairão totalmente regularizados pelo sistema. Não resta dúvida que é um passo extraordinário para quem busca empreender no município”, pontuou Spolaor.
A facilitação das etapas necessárias para abertura de empresas foi foco da manifestação do diretor da Redesim, Sílvio Ramão. “Para constituir uma empresa no Brasil é necessário passar por três passos: viabilidade, registro e licenciamento. Cada uma dessas etapas envolve diversos órgãos e muitos empreendedores podem estar irregulares não por má fé, mas porque é muito difícil saber quais órgãos precisam ir. Então, a ideia da Redesim é que a informação se desloque até o empreendedor”, ressaltou Ramão.
Fonte: PMSL































Comentários