São Leopoldo já tem identidade visual para o Bicentenário da cidade e da imigração alemã no Brasil
- Start Comunicação

- 10 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

A Comissão Executiva do Bicentenário de São Leopoldo definiu a logomarca que dará identidade à programação. A aprovação ocorreu no segundo encontro de trabalho realizado nesta segunda-feira (09).
A logomarca "São Leopoldo 200 anos - Bicentenário da Imigração no Brasil" foi desenvolvida pela equipe da Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo após um conjunto de análises, contribuições e ajustes. “A aprovação da identidade visual do Bicentenário marca mais um passo importante para as comemorações, para a promoção da cidade e da região nessa data histórica que culmina em 2024”, ressalta o superintendente, Thomaz Valentin.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, destacou o caráter regional da celebração dos 200 anos de São Leopoldo e da imigração alemã. O prefeito enfatizou a importância de São Leopoldo ao longo da história do Brasil em diversas áreas, como a navegação e a agricultura familiar. “São Leopoldo tem um simbolismo para a região e o país. Queremos mostrar os elementos estratégicos da nossa história”, afirma.
O professor-doutor em História, Martin Dreher, apresentou um estudo sobre o processo histórico de São Leopoldo que reforça a importância da celebração da colônia e da chegada dos alemães na data de 25 de julho. “200 anos valem para a atual São Leopoldo, para os municípios que dela se emanciparam, para o Rio Grande do Sul, no qual iniciado em 1824 teve continuidade e além de suas fronteiras”, destaca. Dreher faz parte da Comissão Histórica organizada desde 2021, a qual vem trabalhando com algumas ações, entre elas debates, palestras e a publicação de um almanaque.
O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, coordenador da Comissão Executiva, avalia positivamente o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Avançamos no debate do conceito da celebração do processo histórico de São Leopoldo e do bicentenário da imigração alemã e definimos a logomarca, que simboliza os elementos desta história. Estes encaminhamentos demonstram a importância do debate conjunto”, comenta o secretário.
O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, e o coordenador de Patrimônio Cultural da secretaria, Joel Santana, também participaram e contribuíram com as discussões.
A Comissão Executiva reúne representantes do governo municipal e diversos segmentos da sociedade civil, como Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia (Acist- SL), Instituto 2024, Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e sindicatos de trabalhadores.
A Comissão tem a finalidade de organizar as comemorações, projetos, eventos, publicações e demais atividades relativas ao bicentenário (1824- 2024). Os encontros da comissão são bimestrais. As comissões temáticas têm suas programações.
Fonte: PMSL































Comentários