São Leopoldo: primeira noite do intercâmbio com artistas uruguaios é focado na dança e no candombe
- Start Comunicação

- 13 de ago. de 2022
- 3 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: a primeira noite do intercâmbio cultural com artistas uruguaios o município foi focada na dança e no candombe. O Teatro Municipal foi o palco das apresentações de 12 de agosto e também reuniu um espaço para dança contemporânea de artistas da cidade. A primeira atividade foi uma oficina de tango ministrada por Noelia Beltrán. Ela destacou a origem da dança. “O tango é um fenômeno cultural que faz parte da identidade Rio Pratense. É uma dança para duas pessoas que não se resume a ser realizado entre um homem e uma mulher. O 'Tango Migrante' busca aproximar e cativar o público ao vivenciar esse gênero de perto. É a primeira vez que apresento essa técnica fora do Uruguay e foi bem proveitosa nossa oficina”, afirmou Noelia. No espetáculo ‘RosaChoqueQuaseVermelho’ o universo feminino é retratado no corpo de duas bailarinas que se encontram num embate de diferentes emoções e sensações, aproximando-as ou afastando-as, sendo muitas vezes uma o espelho da outra. O trabalho é de 2008 com a performance das bailarinas Carolina Willrich e Bianca Weber, contando com a participação da atriz, Cris Rosa. A experiência de arte coletiva envolve diferentes expressões artísticas e sensibilizou a plateia. A direção e concepção coreográfica é de Marco Fillipin. As dançarinas do Espacio Minga de Canelones também apresentaram sua arte. As atividades artísticas de dança envolveram arte contemporânea, tablados de flamenco e música latino-americana. O Espacio Minga fica na cidade de Canelones e é um centro multidisciplinar onde se desenvolvem atividades artísticas, culturais e científicas. Destina-se a promover a arte, bem como incentivar a integração cultural. Também busca gerar um espaço de divulgação e formação de ciências vinculadas ao social e educacional. Candombe uruguaio estremece o palco do Teatro Municipal
A força, a ginga e a energia do candombe uruguaio fechou a noite de apresentações no Teatro Municipal. O grupo Candomberos Associados de Canelones mostrou um ritmo afinado dos tambores com a dupla de dançarinos. O espetáculo não se ateve aos limites do palco e os artistas circularam entre os espectadores criando uma refinada experiência. Declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Candombe foi essencial na resiliência da cultura africana e de seus descendentes afro-uruguaios, constituindo uma expressão cultural, artística e que definiu uma nova identidade nacional. A delegação uruguaia composta por 36 artistas, inclui gestores culturais do país vizinho e segue em São Leopoldo até domingo, 14 de agosto. Nas etapas anteriores do intercâmbio, gestores culturais e gestores públicos de São Leopoldo e Canelones tiveram agendas voltadas a reconhecerem o panorama cultural, os artistas e equipamentos culturais em visita às cidades parceiras. No mês de maio, a delegação leopoldense fez a sua mostra cultural em Canelones, Las Piedras, Salinas, Los Cerrillos e Sauce, cidades que fazem parte do Departamento uruguaio.
Confira a programação completa 13 de agosto Programação - Museu do Trem 9h - Seminário Internacional Museus, Redes e Ferrovias Museu do Trem 14h - Murales Rubik 14h30 - Performance “A Margem”, com Alexandra Castilhos 15h - Poesia no Museu Llanto Kandombero: “Metamorfose Ambulante” 15h30 - “Contemporaneidad de las Brujas”, apresentação do fotógrafo Roberto Fenández 16h - Juan Mariño (voz&violão) 16h30 - Carlos Sanchez (violão) 17h - Danza de Candombe Das 10h às 18h - Feirinha Criativa do Museu do Trem. Exposição itinerante fotográfica de Noélia Beltran Bar Rocket Club (rua Marquês do Herval, 1126) 20h30 - Apresentação musical com Cristiano Barba Ruiva; Santo Suzuki - SL e Nameless - UY. Couvert artístico de R$10. Recanto da Ilha (rua da Praia, 475, bairro Rio dos Sinos) 22h - Noite Cultural Brasil/ Uruguai 14 de agosto Museu do Rio - Sarau do Rio Mural com os artistas - Germán Martinez (UY) & Rogério Tosca (SL) 14h45 - Lucía Severino 16h15 - Duo Coamesé A programação é organizada por intermédio da Secult e faz parte do projeto de intercâmbio entre a Prefeitura de São Leopoldo e o Departamento de Canelones (UY), que foi financiado pelo Programa de Cooperação Sur Sur da Rede Mercocidades.
Fonte: SCOM/PMSL































Comentários