top of page
Buscar

Trabalhadores dos Correios fazem protesto contra ataques de cães em Viamão e pedem providências

Imagem: Manoel Felipe/ Sindicato dos Trabalhadores de Correios no RS.

Os trabalhadores dos Correios, especialmente os carteiros, realizaram nesta terça-feira (3) um ato em frente à prefeitura de Viamão em protesto contra os frequentes ataques de cães e o crescente número de animais de rua que tem atrapalhado o trabalho dos profissionais. Eles reivindicam junto ao Poder Público a colocação de caixas receptoras nas residências, o que facilitaria a entrega de correspondências e de encomendas aos moradores, bem como a realização de campanhas de conscientização junto aos moradores que possuem cerca baixa.


O movimento realizado nessa terça teve como estopim o ataque a um colega no fim do mês de agosto, quando o carteiro foi ferido por um cachorro pitbull, de grande porte, que se soltou da corrente no bairro Jardim Krahe. O trabalhador teve graves ferimentos nas mãos, braços, nas costas e na cabeça e atualmente se encontra afastado do serviço.


O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores de Correios no RS (SINTECT-RS), Alexandre Nunes, disse que é sabido que a situação se repete em todo o Estado e atinge não só os carteiros pedestres. “A situação é bem recorrente. Entendemos que este é um problema grave e que tem afetado corriqueiramente a segurança dos trabalhadores. Por isso estamos cobrando do Poder Público que tome medidas efetivas para garantir a segurança dos carteiros que têm que chegar até as residências da população”, esclareceu ele, lembrando também da falta de políticas públicas relacionadas aos animais que vivem na rua, sem tutores ou responsáveis.


De acordo com o dirigente, muitos animais que têm tutores, nem sempre estão presos adequadamente, o que causa insegurança e deixa os entregadores mais vulneráveis. “Entendemos que a responsabilidade é das prefeituras para que atuem junto a população no sentido de esclarecer e estabelecer medidas que possam dar conta do problema”, disse ele.


Uma das reivindicações da categoria é a exigência de colocação de caixas receptoras nas residências, além de campanhas junto à população, com esclarecimentos e orientações. “Os carteiros não são inimigos dos cachorros e até abrigam alguns. Mas não podem estar expostos à irresponsabilidade de quem tem um cão grande, bravo, e que não está devidamente preso, podendo atacar qualquer pessoa que chegue ao portão de uma casa”, finaliza Nunes.


A Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), informou que até o presente momento não recebeu nenhum pedido de reunião por parte do sindicato, estando disponível para dialogar. Quanto ao caso citado pelo sindicato, a Administração esclarece que o registro foi atendido pela equipe da SMMA, após acionamento pelo tutor do cachorro e está sendo monitorado.


Os Correios têm registro de um ataque de cão a carteiro em Viamão neste ano, ocorrido no dia 22 de agosto. O último ataque registrado antes desse no município aconteceu em 2022. Em todo o Rio Grande do Sul, foram registrados 38 ataques de cães a carteiros em 2024.


Os Correios esclareceu ainda que promove ações educativas sobre prevenção de ataque canino e adota as providências necessárias em caso de acidentes com as equipes. Para preservar a integridade dos empregados, a estatal ainda precisa contar com o apoio da população e das autoridades responsáveis pelos animais em situação de rua.


Ações simples dos tutores dos animais podem evitar acidentes, como manter o portão sempre fechado e o cão para o lado de dentro da residência, além de instalar caixa receptora de correspondências em local externo que o cão não consiga alcançar.


Fonte: Correio do Povo

0 comentário

Comments


banner-werle.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page