Tradicionalistas leopoldenses participam das finais do Enart
- Start Comunicação

- 27 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

Representantes de entidades tradicionalistas de São Leopoldo participaram da etapa final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), considerado o maior festival amador de cultura tradicionalista e folclore da América Latina. As provas foram realizadas nos dias 18, 19 e 20 de novembro em Santa Cruz do Sul.
O município teve participantes ligados ao CTG Tapera Velha, ao DTG Leão da Serra e ao GT Sepé Tiarajú nas seguintes categorias:
Declamação feminino;
Gaita piano;
Danças gaúchas de salão;
Danças tradicionais força A;
Danças tradicionais força B;
Intérprete vocal feminino.
Ao todo o evento teve 20 modalidades, além de uma novidade com a categoria de dança gaúcha de salão para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla e um desfile ao ar livre.
O patrão do GT Sepé Tiaraju, Cleiton Gilnei de Lima, falou sobre a emoção e alegria de participar pela primeira vez do Enart. A invernada da entidade participou da categoria de danças tradicionais da Força B. Eles apresentaram a coreografia com a temática “Esta terra tem dono que se chama liberdade”, do coreógrafo Wagner Oliveira.
“Nossos integrantes se dedicaram a apresentar ao público um espetáculo maravilhoso. Agradeço aos integrantes da invernada, aos pais e familiares, aos integrantes da patronagem e do nosso grupo que não mediram esforços para nos ajudar a chegar e a participarmos do Enart”, destacou.
O patrão do CTG Tapera Velha, Antonio Almi da Costa, destacou o orgulho em participar do Enart na força A. “É muito gratificante saber que o trabalho que vem sendo feito é de muita garra e amor de todos que se entregam. Neste ano em que nossa entidade completou 60 anos, realizamos este grande sonho. Eu só tenho a agradecer a todos que se dedicam a nossa entidade e aos outros patrões anteriores que estiveram à frente que com certeza sempre trabalharam para que fosse realizado este sonho”, frisou.
A coordenadora da 12ª Região Tradicionalista (RT), Márcia Monteiro, que compreende os municípios de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, São Leopoldo e Sapucaia do Sul contou que o evento teve mais de 3,5 mil concorrentes. “A primeira vez que São Leopoldo levou três grupos para o Enart. Nossas entidades foram só orgulho e representaram lindamente a cidade. Então estar lá entre as mais de 40 cidades do RS é um motivo de grande orgulho e já é uma vitória. O nosso trabalho foi sensacional, mesmo que não levamos o título”, afirmou.
Márcia Monteiro agradeceu o apoio do município para o transporte dos participantes. “Essa parceria com a prefeitura foi maravilhosa e agora vamos prosseguir com os trabalhos para cada vez evoluirmos mais”, declarou. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) apoiou os participantes com o transporte para o local do evento.
O Enart foi realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho e Fundação Cultural Gaúcha com apoio da 5ª RT, Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS) e Amigo Internet, o incentivo cultural da Philip Morris, o patrocínio de Fruki, Cervejaria Bellavista e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. O financiamento é do Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A classificação pode ser conferida clicando aqui.
Fonte: PMSL































Comentários