Com o início da operação do EsteioMob, nova empresa de transporte coletivo de Esteio, a partir de 7 de setembro os passageiros que circulam nas linhas esteienses vão ganhar 356 novos horários por semana. Ao todo, serão mais de 2 mil horários semanais oferecidos – um crescimento de 21% em relação a frequência de viagens atual.
De segunda a sexta-feira, os horários, que serão operados pela Viação Santa Clara (Visac), passarão de 312 para 369. Aos sábados, serão acrescidos mais 60 novas viagens, chegando a 150 por dia, e, aos domingos, subirão de 45 para 56.
Para o prefeito Leonardo Pascoal, isso só foi possível graças ao novo modelo que está sendo implementado na cidade, que permite mais flexibilidade. “Com isso, a gente vai poder ajustar de acordo com as necessidades e demanda da população. E isso é só o começo de uma transformação que entra em prática no feriado da Independência”, destaca.
Ônibus novos
Para atender à população, a Visac vai contar com 34 veículos, entre vans, micro-ônibus, ônibus “normal” e midi (tamanho entre um micro-ônibus e um ônibus normal). Dessa frota, seis veículos serão zero quilômetro, oito foram fabricados em 2024 e têm baixa quilometragem e 20 têm até cinco anos de uso – item estabelecido no edital aberto para a seleção da nova empresa. Todos os carros, conforme previsto em edital, possuem sistema de ar condicionado e são dotados de equipamentos de acessibilidade.
Os coletivos já estão sendo preparados pela empresa para serem enviados para Esteio.
Recadastramento
A partir de 7 de setembro, o atual Cartão TEU da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Porto Alegre (ATM) será substituído pelo Cartão EsteioMob, gerenciado pela Prefeitura através de contrato com a Companhia Municipal de Urbanismo de Novo Hamburgo (Comur).
Para o início do novo sistema, é necessário que os passageiros que tenham gratuidade (idosos e pessoas com deficiência) ou que paguem meia passagem (estudantes e professores) façam um recadastramento – ação que está ocorrendo até o dia 6 de setembro no Salão Nobre da Prefeitura (rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, 2º andar).
O atendimento, realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e no sábado (31), das 9h às 13h, deve ser agendado através da internet pelo site bit.ly/cartaoonibusesteio.
Para o recadastramento, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em Esteio, além de outros documentos que comprovem o direito à gratuidade ou meia passagem (veja abaixo).
Quem tiver alguma dúvida, pode buscar esclarecimento no telefone da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) pelo telefone (51) 2700-4361 - Opção 2, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Vale-transporte
Trabalhadores que utilizam vale-transporte não precisam fazer recadastramento. Esse procedimento é de responsabilidade dos empregadores, que devem fazê-lo através do site bit.ly/esteiomobvt. No mesmo site, é possível fazer a compra de vales-transportes.
Demais usuários
As vendas para estudantes e professores (meia passagem) e para usuários que utilizam Passe Antecipado (usuário avulso) serão feitas através de Chatbot (por WhatsApp) a ser criado, sendo possível fazer o pagamento através de boleto e Pix. As vendas também serão feitas no ponto de atendimento da unidade da Comur em Esteio, que será instalada na rua Garibaldi, 194 – Loja 4, no Centro. A previsão de início de atendimento é na próxima segunda-feira (2).
Saldo no cartão TEU
O cartão TEU Bilhete Metropolitano é utilizado em diversos modais na região, como metrô e ônibus das vizinhas Canoas e Sapucaia do Sul. Nestes locais, não haverá nenhuma alteração.
O saldo não utilizado por parte dos usuários do transporte coletivo de Esteio poderá ser reembolsado. O procedimento poderá ser feito entre 9 de setembro e 31 de outubro através da solicitação pelo e-mail comercialvt@teubilhete.com.br, pelo telefone (51) 3214-0404 e pelo site www.teubilhete.com.br.
Recadastramento de vale-transporte, meia passagem e gratuidades no transporte coletivo de Esteio
Para empresas que compram vale-transporte
Quando: até 6 de setembro
Onde: pelo site bit.ly/esteiomobvt
Para quem tem gratuidade ou meia-passagem*
Quando: até 6 de setembro
Onde: Salão Nobre da Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar)
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado (31), das 9h às 13h, através de agendamento pela internet no site bit.ly/cartaoonibusesteio
*Quem deve fazer o recadastramento
Pessoas idosas entre 60 e 64 anos que tenham renda mensal familiar igual ou inferior a dois salários-mínimos nacional – Cartão Gratuidade
Documentos necessários:
Documento de identificação com foto;
Estar previamente validado na listagem da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP);
Observação: Novos beneficiários (que não constam atualmente cadastrados na listagem da SMSP) deverão fazer a solicitação a partir de 9 de setembro na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP).
Idosos de 65 anos ou mais - Cartão Gratuidade
Documentos necessários:
Comprovante de residência, independentemente de cidade (conta de água, energia elétrica, telefone ou condomínio);
Documento de identificação com foto.
Pessoa com Deficiência (PcD) de acordo com a Lei Municipal nº 6715/2017 – Cartão Gratuidade
As pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e visual que tenham renda mensal familiar igual ou inferior a dois salários-mínimos nacional
As pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e visual matriculadas e frequentando regularmente instituição especial de ensino do Município de Esteio
Documentos necessários:
Documento de identificação com foto;
Estar previamente validado na listagem da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP);
Observação: Novos beneficiários (que não constam atualmente cadastrados na listagem da SMSP) deverão fazer a solicitação a partir de 9 de setembro na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP).
Estudantes – Cartão Estudante
Documentos necessários:
Comprovante de residência em Esteio, podendo ser em nome do responsável legal, com validade de até 90 dias (conta de água, energia elétrica, telefone ou condomínio);
Documento de identificação com foto;
Documento de identificação do responsável com foto;
Comprovante de matrícula em estabelecimento de ensino;
Atestado de frequência escolar do estabelecimento de ensino matriculado;
Observação: menores de 16 anos deverão comparecer acompanhados dos pais/responsáveis para o cadastro.
Professores residentes em Esteio que desenvolvem suas atividades profissionais nas redes estadual ou particular ou em outros municípios - Cartão Estudante
Documentos necessários:
Comprovante de residência em Esteio com validade de até 90 dias (conta de água, energia elétrica, telefone ou condomínio);
Documento de identificação com foto;
Declaração da direção do estabelecimento de ensino constando o cargo, função ou exercício.
Fonte: PME
Comments