top of page
Buscar

Tuco-tuco, espécie ameaçada de extinção, é registrado cavando toca em duna de Nova Tramandaí, no Litoral Norte


Imagem: Jeferson Botega/ GZH.

Um tuco-tuco, pequeno mamífero roedor, foi registrado enquanto cavava uma toca, na manhã deste domingo (7), próximo às dunas da praia de Nova Tramandaí, no Litoral Norte.


O animal avistado habita as galerias subterrâneas de planícies arenosas da América do Sul e, no litoral gaúcho, é possível encontrar duas espécies de tuco-tuco: "a Ctenomys flamarioni, que vive na primeira região de dunas perto da praia, e a Ctenomys minutus, que vive nas dunas perto das lagoas", explica o tenente Juares Matias, do 1º Batalhão do Comando Ambiental da Brigada Militar de Tramandaí.


Conforme relata o biólogo Fabiano Soares, essa espécie endêmica, predominante no Sul do país – em áreas que compreendem desde o Chuí até a região litorânea de Arroio Teixeira –, acaba sofrendo com a urbanização das praias e com o caminhar de banhistas nas partes elevadas da areia.


“A urbanização é um fator que acaba contribuindo para que esse bicho perca o seu habitat. Além disso, tem a questão do pisoteio, o que muitas vezes também pode interferir, considerando que esses bichos vivem em galerias subterrâneas, normalmente com um único indivíduo presente", diz Soares.


Fonte: g1

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page