
A comunidade do bairro Scharlau, em São Leopoldo, ganhou um importante reforço na sua rede de saúde: foi inaugurada nesta segunda-feira (16), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Augusto, na rua Oscar Reinaldo Schirmer. O local, que já vinha servindo como ponto de apoio ao atendimento após a enchente de maio, agora foi oficialmente entregue equipado à comunidade.
"Essa UBS era um sonho que parecia distante anos atrás. Hoje posso dizer que tenho médico no meu bairro". Essa foi a forma que a moradora Marli Fátima da Silva resumiu o que representa o posto para a população.
O prédio, construído inicialmente para ser um centro comunitário, recebeu investimento de R$ 230 mil em 215 m² para a construção e aparelhamento de salas e consultórios.
“Aqui era um bairro que vi surgir na década de 80, nos meus primeiros passos na luta pela moradia. Muitas famílias saíram daqui para recomeçar a vida na Vila União”, recordou o prefeito Ary Vanazzi diante de lideranças do bairro e profissionais de saúde. O chefe do Executivo afirmou que reforçar a atenção básica faz parte da estratégia do município para evitar agravamento das doenças e reforçou a importância do trabalho dos servidores da área. “Tem uma parte dos atores da saúde que está mais preocupada com o dinheiro do que com as pessoas. Dinheiro é importante, mas não podemos perder nossos valores, nossa humanidade. Os elogios que ouço mostram que há um trabalho com muito carinho realizado aqui. Tive a honra de abrir e ampliar 13 unidades nesses últimos oito anos. Elas são estratégicas para aumentar a oferta de serviços e diminuir o agravamento de doenças”, salientou.
Na mesma linha, a secretária da Saúde, Paula Silva, reafirmou a busca pela ampliação da cobertura da saúde nos bairros. “Temos uma equipe dedicada, que se destacou nas tendas após as cheias, tornando a Santo Augusto, ainda antes da inauguração, um ponto de referência para a Região Norte. Certamente agora, com estrutura nova, salas de vacina, o resultado será ainda melhor. Temos uma equipe resolutiva”, avaliou Paula Silva.
A unidade será gerenciada pelo Ideas, representada no ato pela enfermeira Simone Melo.
Reabertura de unidades básicas
A tragédia do mês de maio em São Leopoldo atingiu não só a população, mas também 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que, oito delas, de forma total. Para não deixar a população desassistida, a Secretaria da Saúde e Fundação Municipal de Saúde uniram forças: em menos de um mês, reabriram todas as unidades com auxílio de tendas do Sesi e de associação de moradores. Desde então, um plano de recuperação foi colocado em prática para revitalizar todos os espaços atingidos, com aporte de R$ 21 milhões do Ministério da Saúde.
Comentários