Trinta e sete doadores de sangue foram, na manhã desta quarta-feira (31), até a Unidade de Coleta Externa de Sangue do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) junto ao Hospital São Camilo para o primeiro dia de atividades. Destas, 32 fizeram a coleta. Outras cinco pessoas foram consideradas inaptas por não atenderem aos requisitos necessários para doação.
A estrutura, inaugurada em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (30), conta com três estações de coleta para a doação de sangue. O local será usado em ações quinzenais, às quartas-feiras (das 8h às 13h), mediante agendamento, contemplando de 30 a 40 doadores por dia. Com isso, o morador de Esteio não precisará mais ir até a capital gaúcha doar sangue.
Os trabalhadores do São Camilo foram capacitados para coletas e as ações contarão com supervisores vinculados ao Hemocentro. Quem tiver interesse de doar pode se cadastrar através do e-mail coletadesangue@esteio.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 2126-8300 ramal 333 ou (51) 98588-4342, com Jacqueline (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).
As próximas coletas estão agendadas para 14 e 28 de agosto, e 11 e 25 de setembro.
Requisitos básicos para doação de sangue
Estar em boas condições de saúde
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
Menores de 16 anos acompanhados pelos responsáveis
Pesar no mínimo 50 quilos
Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas)
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou CNH).
Para que a doação seja um sucesso, é necessário que o doador hidrate-se muito bem 24 horas antes da doação, com líquidos em geral - se possível, tomar dois litros ao todo, podendo ser água, suco e refrigerante, entre outros. Com a hidratação, a fluidez sanguínea é melhor.
Comments