O Programa Bilíngue Unisinos Education e o Instituto de Inovação para Educação anunciaram nesta semana a campanha "Doe livros e ajude a reconstruir sonhos nas escolas gaúchas", que tem como principal objetivo reconstruir o acervo literário das escolas do Rio Grande do Sul. Para fazer a doação, é necessário enviar os livros para a Universidade.
A gerente de Desenvolvimento de Ensino, Cristiane Schnack, explica que a ideia do projeto surgiu a partir da percepção da atuação em rede da Universidade. “Essa rede se torna uma potência neste momento tão delicado que vivemos e deve ser usada para conectar quem quer doar àqueles que precisam de apoio. Colocamos nossa rede à disposição das escolas atingidas e servimos também como espaço de acolhimento e distribuição para as doações” afirmou.
Segundo a coordenadora de Inovação Pedagógica do Programa Unisinos Education, Isa Mara Alves, estão todos ansiosos por iniciar mais este lindo trabalho de apoio à educação. “A reconstrução dos acervos bibliográficos das escolas vai contribuir para a retomada de momentos fundamentais da formação dos estudantes que são os momentos de ler e de sonhar”, explicou.
O coordenador do Instituto de Inovação para Educação, Gustavo Borba, complementa dizendo que a leitura ou a escuta de um livro infantil é um pressuposto para a construção de nossa imaginação. “Em um momento em que estamos precisando imaginar futuros, poder reconstruir esse processo buscando livros infantis para as crianças é uma forma de reimaginar futuros para agora e para os anos que se seguem. Essas crianças que agora estão precisando desses livros serão responsáveis por liderar espaços, por propor ações e por contribuir com momentos de discussões sobre como fazer com que tragédias como essas que estão acontecendo agora não aconteçam novamente”, disse.
A coordenadora Administrativo Financeiro do Programa Bilíngue Unisinos Education, Adriane Ossani, conta que a campanha está em fase inicial e que a ideia é ampliar para mais municípios e auxiliar mais escolas. “Iniciamos esta ação solidária com as bibliotecas de escolas municipais de São Leopoldo. Na cidade, ao todo, 18 escolas tiveram suas bibliotecas invadidas pela água, sendo seis escolas municipais de Educação Infantil e 12 escolas de Ensino Fundamental, atendendo juntas mais de 9 mil estudantes”, pondereu.
Como fazer a sua doação?
Você pode fazer a sua contribuição levando os livros até a Unisinos (av. Unisinos, 950, bairro Cristo Rei – Sala A01 122ª -próximo à entrada da Biblioteca e ao lado do Unilínguas). No site da campanha, você encontra sugestões de obras e autores sugeridos pelas escolas beneficiadas, mas também está sendo recebido outros livros clássicos da literatura infantil e juvenil.
Mimos e bilhetinhos podem também ser encaminhados para aquecer o coração dos educadores e dos estudantes nesse difícil momento.
Dúvidas e mais informações podem ser enviadas para ueducation@unisinos.br.
Confira as escolas beneficiadas nesta primeira fase da ação solidária:
Escola Municipal de Educação Infantil Acácia Mimosa;
Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Leite;
Escola Municipal de Educação Infantil Brinco de Princesa;
Escola Municipal de Educação Infantil Girassol;
Escola Municipal de Educação Infantil Jesus Menino;
Escola Municipal de Educação Infantil Vitória Regia;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Sen. Alberto Pasqualine;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Álvaro Nunes;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgard Coelho;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Cândido Xavier;
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Belchior Marques Goulart;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Edila da Silva Schmidt;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Beck;
Escola Municipal de Artes Pequeno Príncipe;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Orestes João Stragliotto;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Otília Carvalho Rieth.
Fonte: Unisinos
Comments