top of page
Buscar

URGENTE: Prefeitos da Serra confirmam rompimento parcial da Barragem 14 de Julho, entre Cotiporã e Bento Gonçalves

O governo do Estado, por meio do governador Eduardo Leite e do vice Gabriel Souza, assim como prefeitos de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, de Santa Tereza, Gisele Caumo, e de Muçum, Mateus Trojan, confirmam o colapso da Barragem 14 de Julho, que fica no Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Cotiporã.


Em vídeo divulgado nas redes sociais, Eduardo Leite confirmou o rompimento de parte da estrutura, mas reforçou que o cenário não será de devastação.


"Recebemos informação do rompimento da ombreira direita da barragem. O município de Cotiporã é bacia do Taquari e Antas. A informação que eu tenho é que, como o nível antes e depois da barragem era muito próximo, não vai ser uma devastação. Esse rompimento vai ter um efeito de resposta hidrológica, ou seja, de elevação do nível do rio Taquari e na bacia do Antas. Nós fizemos evacuação, já sabíamos dessa ameaça desde ontem, fizemos os alertas, evacuação, houve localidades que não conseguimos evacuação. Vai ter um impacto e estamos trabalhando para mitigar os efeitos. As condições climáticas não têm permitido que os helicópteros acessem essa localidade. Precisamos que todos se coloquem em situação de segurança", disse o governador.


O vice-governador também confirmou a informação, reforçando que o nível dos rios Taquari e Antas pode ser elevado em até seis metros, e enfatizou para que as pessoas busquem locais seguros.


"É um rompimento parcial, mas que deve resultar num rompimento total dessa barragem, o que vai significar muita água descendo pelo rio Taquari, aumentando ainda mais as enchentes e de maneira muito rápida nos municípios que estão abaixo desse ponto, ou seja, todos os municípios a partir de Santa Bárbara. Qual é a orientação imediata: não é pra esperar, não é pra perguntar se é verdade, porque eu estou dizendo pra vocês, com a máxima gravidade que posso lhes dizer. Saiam de casa e subam, além do que já está colocado os rios, seis metros acima, pelo menos seis metros acima. Saiam das zonas abaixo dessa cota, porque realmente a situação é gravíssima, muito séria e precisamos que todos imediatamente sigam essa orientação sob pena de perdermos muitas vidas", alertou Gabriel Souza.


A informação foi inicialmente confirmada pelo prefeito de Bento Gonçalves, que falou ao vivo nesta quinta-feira (2) na RBS TV e confirmou a informação. "Risco gigantesco para toda comunidade que vive na beira do Rio das Antas e Rio Taquari. Jamais gostaria de dar essa informação, mas é oficial: a barragem 14 de Julho está colapsando. Já quebrou um pedaço dela, e a tendência é que o rio vá subir rápido, com muita velocidade. Importante que a mensagem chegue a todos os moradores, que as pessoas consigam sair até uma média de 4 metros no mínimo para conseguir ter um pouco mais de segurança, e que chegue a todos os municípios. Vai chegar em Santa Tereza, em Muçum, em Roca Sales, é um risco real para todos os moradores que moram às margens dos rios Taquari e das Antas", afirmou o prefeito.


Nas redes sociais, a prefeita Gisele Caumo também confirmou o rompimento da estrutura, e alertou para que os moradores deixem regiões próximas ao rio.


Fonte: GZH

0 comentário

Komentar


banner-werle.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page