A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) promoveu nesta quarta-feira (5) um concerto beneficente para arrecadar fundos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A apresentação ocorreu em pleno Dia Mundial do Meio Ambiente, e não há como desconectar os dois eventos. Após quase 40 dias, o Estado gaúcho tenta se reconstruir.
Sob a regência de José Soares, a Osesp interpretou obras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e dos tchecos Bedřich Smetana (1824-1884) e Antonín Dvořák (1841-1904). As composições, respectivamente, foram: “Bachianas Brasileiras nº 4: Prelúdio”, “O Moldávia” e “Sinfonia nº 9 em mi menor, op.95 – Do Novo Mundo”.
Ainda durante o concerto, a Osesp tocou Hino Rio-grandense, em um momento em que a Sala São Paulo foi iluminada com as cores da bandeira do RS.
A bilheteria, de acordo com a Osesp, será revertida para a Associação dos Funcionários da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (AFFOSPA). Ainda conforme o grupo paulista, a instituição tem ajudado os colaboradores da orquestra gaúcha e seus familiares.
“No dia 5 de junho, o mundo se volta a refletir sobre o meio ambiente e o impacto das ações humanas sobre ele. Para a Osesp,é também momento de pensarmos sobre a força da música e da solidariedade”, ressaltou a orquestra.
Fonte: Alpha FM
Commentaires