Vigilância em Saúde aplica inseticida contra a dengue no bairro Vicentina
- Guilbert Trendt
- 20 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

A Vigilância em Saúde de São Leopoldo realizou, nesta segunda-feira (19), a aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti no bairro Vicentina. Num primeiro momento, agentes de combate a endemias (ACEs) percorrem as ruas orientando pedestres e moradores sobre o trabalho e pedindo que recolhessem os animais de estimação por causa do barulho da máquina. Os proprietários podem permitir a aplicação dentro de seus pátios.
As ações de orientação e aplicação de veneno são feitas no entorno de residências com casos suspeitos ou confirmados. A prática é chamada de Pesquisa Vetorial Especial (PVE), indicada pelo Ministério da Saúde como ação de bloqueio. Neste ano, São Leopoldo contabiliza 281 casos confirmados da doença. Outros 147 são considerados suspeitos.
Diariamente, pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e cemitérios são vistoriados por agentes.
A Secretaria da Saúde reforça a importância dos moradores do município continuarem com os cuidados, evitando assim o risco do surgimento de possíveis criadouros para o mosquito. “Há um trabalho permanente dos nossos servidores em residências e demais locais apontados como de risco para a proliferação do Aedes. Além disso, fazemos ações direcionadas, como essa, orientando e aplicando inseticida. Pedimos que, na parte de dentro das casas, os moradores colaborem. Doenças como a dengue não tem necessariamente relação com sujeira, pois o mosquito se reproduz em água limpa. Por isso é fundamental ter atenção com potes de plantas, ou mesmo o pote do animal de estimação, pneus e todo recipiente que acumule água”, alertou a titular da pasta, Andréia Nunes.
Cuidados dentro das casas e apartamentos
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
Área externa de casas e condomínios
Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
A água da piscina deve ser tratada o ano inteiro;
Limpe ralos e canaletas externas;
Atenção com bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;
Deixe lonas bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
Guarde os pneus em local coberto ou fure-os para que não acumulem água;
Não deixe água da chuva acumulada em qualquer lugar.
Comments