
Lançado em maio, o Zap da Saúde, serviço de teleatendimento e informações via WhatsApp da Secretaria da Saúde (Semsad) de São Leopoldo, alcançou a marca de 40 mil atendimentos nesta sexta-feira (4). A ferramenta, criada em meio à tragédia climática que afetou a cidade em maio, tem sido um recurso fundamental para os moradores que precisam de atendimento rápido na rede pública de saúde, sem precisar sair de casa.
Segundo a secretária da Saúde, Paula Silva, o Zap da Saúde vai além dos números, representando uma mudança significativa no acesso aos serviços de saúde pública. "Mais do que uma estatística, o número de 40 mil atendimentos representa usuários que evitaram gastos com passagem de ônibus ou a necessidade de pagar um cuidador para acompanhar seus familiares acamados enquanto buscavam informações nos serviços. Não foi preciso ficar na chuva ou exposto ao Sol. Saúde também é garantir que essas pessoas não faltem ao trabalho ou precisem pedir licença ao chefe para acessar um serviço que muitas vezes pode ser resolvido por mensagem", destacou Paula.
O Zap da Saúde oferece desde informações sobre medicamentos até teleconsultas. A médica de família Gabriela Dias, que atende via plataforma, destacou a importância do sistema para o acompanhamento contínuo dos pacientes. “Nós escutamos, ouvimos, receitamos, encaminhamos para exames em laboratórios sem que o usuário precise ir na unidade. Aqui podemos dar continuidade ao acompanhamento. Temos como ir atrás do paciente, pois tudo fica registrado em prontuário", explicou.
Antes de chegar na equipe médica, uma triagem é feita por profissionais de enfermagem. “Os casos tidos como mais graves, tosse persistente, por exemplo, nós então encaminhamos para uma unidade ou recomendamos hospital. No entanto, numa situação de rotina, dúvida, renovação de receita, nós conseguimos resolver on-line”, explicou a enfermeira Carina Murari, que trabalha ao lado das colegas Monise Bernardes e Marliese Schneid. O escritório se localiza no Centro Médico Capilé, o que facilita ajustes e troca de informações com especialistas.
Além disso, o Zap conta com um aporte fundamental da Unitelecuidado da Unisinos. A parceria entre Prefeitura e universidade possibilita que mais de 45 profissionais estejam envolvidos nos atendimentos.
Como toda nova tecnologia, o Zap segue em constante aprimoramento. O diretor de Saúde Digital, Tiago Sperb Machado, acrescentou que há muito trabalho para garantir que a tecnologia seja usada em favor das pessoas. Ao mesmo tempo, enaltece o rápido crescimento da ferramenta com a adesão e sensibilidade dos profissionais. “O digital se complementou ao presencial, como os nossos serviços de Telessaúde do Zap e serviços de busca ativa para quem já está cadastrado”, ressaltou.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo número (51) 99557-8541.
Comentarios