Para ligar a adutora Nordeste com a rede dos bairros Rio dos Sinos e Santos Dumont, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo vai realizar uma intervenção no abastecimento de toda a Zona Norte. A partir da meia-noite de sábado (15) para domingo (16), a distribuição de água para todos os bairros da região será interrompida. A normalização do abastecimento nessas localidades deverá ser normalizada em até 72 horas. O aviso prévio do desligamento tem como objetivo alertar os moradores da região para que reservem água para o período.
O desabastecimento programado é motivado por uma melhoria na rede, para melhor distribuição e pressão da água que chega no Rio dos Sinos, Santos Dumont, vila Brás, Ocupação Steigleder, Bom Fim, Vila Progresso, Vila dos Tocos e Chácara dos Leões. Atualmente, essa região quase que em sua totalidade é abastecida pelo Reservatório da Scharlau (R2). Com a ligação da adutora Nordeste, a partir da conexão com a adutora da Zona Norte, localizada na avenida Caxias do Sul, a água tratada terá uma melhor distribuição e o R2 não será mais utilizado para este fim.
Por que a água da Zona Norte precisa ser fechada?
A partir da conexão entre as grandes adutoras – Zona Norte e Nordeste – haverá um ganho significativo no abastecimento, pois não será mais necessário acionar sistemas de bombeamento e elevados para depois abastecer a região Nordeste, diminuindo consideravelmente as interrupções de água nesses locais.
Essa adutora de 600mm que está localizada na avenida Caxias do Sul, passando pela Ponte 25 de Julho, é responsável pelo abastecimento, atualmente, das regiões Norte e Nordeste. De acordo com a equipe de engenharia do Semae, ela precisará ser completamente seca para que a intersecção com a adutora Nordeste, localizada na avenida Mauá, passando pela rua Diestmann, seja bem sucedida. O pequeno dano causado à população por essa manobra, depois de concluída, trará benefícios para toda a população dessas regiões.
Regiões impactadas pelo desabastecimento
As regiões impactadas pelo desabastecimento são as seguintes: Campina, Arroio da Manteiga, Scharlau, Parque Itapema, Vila União, Santo Augusto, Panorama, Santa Helena, Jardim Viaduto, Vila Elza, Vila Brasília, Jardim Fênix, Berger, Vila Glória, Parque Sinuelo, Boa Vista, Jardim Luciana, Vila Baum, Campestre, Santa Ana, Parque Mauá, Santa Marta, Tancredo Neves e Jardim Vila Verde.
Essa nova distribuição trará benefícios para a Região Norte?
A intervenção na rede também trará benefícios para toda a Zona Norte. A partir da ativação da adutora Nordeste, o Reservatório da Scharlau (R2) ficará responsável pelo abastecimento de uma região menos abrangente e de menor densidade populacional, melhorando assim o distribuição de água a toda região atendida pelo reservatório, ampliando, inclusive a capacidade de horas de reservação para essa localidade.
Paralelo a isso, com a diminuição da necessidade de bombeamento de água tratada para esse reservatório, o sistema de bombeamento para o Reservatório do Parque Campestre será potencializado com mais pressão e volume.
Fonte: Semae
Comments