top of page
Buscar

2ª edição do Anuário Melhores Cidades do Brasil coloca São Leopoldo entre os 50 melhores municípios


Imagem: Digue Cardoso/ Semae.

A cidade de São Leopoldo está entre as 50 melhores cidades de grande porte do Brasil, de acordo com o estudo publicado na Revista IstoÉ, na edição do último dia 24 de junho. O apontamento é da 2ª edição do Anuário Melhores Cidades do Brasil, com a pesquisa da Consultoria Austin Rating, onde São Leopoldo apareceu na 49ª posição.


O estudo avalia, de acordo com categorias os aspectos Sociais, Fiscais, Econômicos e Digitais, e desenvolve o ranking das melhores cidades de acordo com o nível de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros. Nos indicadores fiscais, São Leopoldo configura na 21ª colocação geral entre os mais de 5 mil municípios brasileiros.

São Leopoldo é a 5ª cidade do RS com melhor avaliação entre os municípios de grande porte do estudo. A cidade desenvolve políticas sociais e ambientais, qualifica a infraestrutura urbana com pavimentações, drenagens, ciclovias, iluminação investe e qualifica a saúde e a educação, sem deixar de lado políticas setoriais que fazem parte do cuidado com a cidade.

De acordo com o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, que também é presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), esse resultado é fruto do trabalho e do planejamento da cidade. “Aqui desenvolvemos um enorme trabalho sério e comprometido, que envolve desde o diálogo com o setor produtivo e acadêmico, na elaboração e aplicação das ações estratégicas do desenvolvimento local, social e sustentável, mas sobretudo um olhar especial com o cuidado da cidade, da sua população. Aqui priorizamos quem mais precisa, investindo em obras que qualificam toda a nossa cidade e a vida da nossa gente, preservando o meio ambiente, investindo de forma qualificada garantindo cada vez mais acesso na saúde e na educação, garantindo que nenhuma pessoa passe fome, preparando a cidade para o Bicentenário em 2024. Esse estudo nos dá muita alegria e nos mostra que estamos no caminho certo. Temos muitos desafios, mas já avançamos para a 6ª economia do PIB do Estado e seguimos construindo uma cidade cada vez melhor”, comemorou Vanazzi.

Para o estudo, são considerados 281 indicadores que formam o índice de Inclusão Social e Digital, chamado de IISD. Entre os temas avaliados estão indicadores fiscais como capacidade de arrecadação, execução do orçamento, capacidade de pagamento e ainda a adequada aplicação em saúde e educação. Também avalia aspectos econômicos como o padrão de vida, mercado de trabalho e comércio exterior, e aspectos relacionados aos indicadores sociais, responsabilidade social, qualidade de vida, saúde, habitação e desenvolvimento humano. Ainda fazem parte do estudo indicadores digitais como mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento.

O estudo completo está disponível em https://istoe.com.br/as-50-melhores-cidades-por-porte/


Fonte: PMSL

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page