top of page
Buscar

Apenas dois pontos estão impróprios para banho no RS


Imagem: Marcelo Warth/ O Sul.

No penúltimo boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2022/2023, divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) nesta sexta-feira (17), o número de pontos considerados como próprios para banho se mantém em 88. Do total de 90 locais monitorados em 43 municípios, apenas dois estão impróprios:


  • Nova Palma - Balneário Atílio Aléssio - Rio Soturno

  • Balneário Pedro Osório - Rio Piratini


Para acessar a tabela completa, clique aqui. O último boletim com os dados das análises das águas será divulgado na próxima sexta-feira (24). Os veranistas podem consultar os resultados pelo web aplicativo do Sistema de Balneabilidade.


Lembrando que os avisos de local próprio ou impróprio ficam fixados em placas informativas nos pontos de coleta e análise da água. As coletas e análises são realizadas pelo laboratório da Fepam em parceria com a equipe da Regional nos balneários do Litoral Norte, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) realiza as análises e coletas nos balneários da praia do Laranjal e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nos demais balneários contemplados pelo programa.

Recomendações


  • Entre na água somente em local com condição própria para banho.

  • Evite tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou em rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos.

  • Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.


Fonte: Fepam

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page